domingo, julho 29, 2007

A Janela Secreta

Título Original:
"Secret Window" (2004)

Realização:
David Koepp

Argumento:
David Koepp, adaptação do conto Secret Window, Secret Garden inserido na obra Four Past Midnight de Stephen King

Actores:
Johnny Depp – Mort Rainey
John Turturro – John Shooter
Maria Bello – Amy Rainey
Timothy Hutton – Ted Milner
Charles S. Dutton – Ken Karsch


Mort Rainey é um famoso escritor que se retira para a sua casa do lago para escrever um novo livro. No entanto acaba por fazer tudo menos isso. A recente traição por parte da mulher desconcentra-o e deprime-o, fazendo com que a inspiração para ir além de algumas linhas esteja bloqueada. Mort passa os dias a dormir no sofá, com preguiça de fazer um esforço para se ajudar si mesmo, e a falar com o cão.

Um dia a monótona rotina diária do escritor é interrompida pela figura sinistra de um homem, com um carregado sotaque da zona do Mississipi, que lhe bate à porta, acusando-o de ter plagiado uma história sua. O desconhecido que diz chamar-se John Shooter deixa-lhe um manuscrito seu e exige que ele admita o plágio e altere o final da história. Trata-se de um dos bestsellers de Mort Janela Secreta inspirado numa janela secreta descoberta pelo escritor quando adquiriu a casa do lago. Pouco a pouco as exigências passam a sérias ameaças e Mort constata uma série de acontecimentos estranhos à sua volta que acabam por afectar também as pessoas que conhece.

Stephen King é provavelmente um dos escritores actuais cujas obras são mais adaptadas ao cinema, mantendo a já longa relação entre as duas esferas: a literatura e o cinema. A adaptação do conto de King resulta neste filme de David Koepp, um argumentista muito solicitado (é até agora o nome apontado para argumentista de Spider-Man 4 e partilha com Philip Kaufman o argumento do novo filme das aventuras de Indiana Jones às quais Spielberg decidiu dar continuidade) e com um vasto currículo nessa área, sendo menor a sua experiência na realização. O seu novo filme (onde também escreve o argumento) Ghost Town, que está em fase de pré-produção.

Para A Janela Secreta o realizador reuniu um bom elenco, com destaque para Depp e Turturro, e uma boa história e o resultado é um filme que vale a pena ver, mas no entanto apresenta voltas e reviravoltas por vezes confusas na história, sobretudo quando o filme caminha para o fim, fim este que sem grande esforço podemos prever. Depois de algum suspense, chega uma altura em que o filme já deu tudo o que tinha para dar.

® Isabel Fernandes

1 Comments:

At 12:15 da tarde, Blogger Luís A. said...

apesar de alguns bons momentos, é um filme fraco e previsível, a fazer lembrar o superio Fight Club

 

Enviar um comentário

<< Home