domingo, maio 08, 2005

Realizador da Semana: George Lucas

George Lucas, sinónimo de Guerra das Estrelas? Ou alguém que fez…Mais? Bem, quando só se realiza apenas mais dois filmes não muito famosos e temos no currículo os filmes que mais mudaram o Mundo… em que é que ficamos? Dada a situação, e visto não podermos fugir das “estrelas” é muito recomendável olhar para o Lucas anterior à megalómana saga galáctica.

THX 1138 (1971), acabou por revelar-se um culto notório, apesar das fracas receitas. Um “opus” muito alternativo e crítico, revelando-se uma experiência diferente e necessária para nowadays.
Dois anos depois era a vez do autobiográfico American Graffiti, alvo de inúmeros elogios, sobre a juventude americana dos 60’s. Foi considerado um dos melhores da época.

Aparte o passado, os novos episódios da saga foram recebidos com desagrado pela crítica que os apresentava como uma fórmula já gasta. O último desta derradeira série ainda está para vir e o diabético californiano indiferente às críticas certamente irá encher os bolsos, o que no passado fê-lo erguer um império terrestre: Lucasfilm (aliado a Lucasarts, Industrial Light and Magic…).

Deste sexagenário, colaborador útil de Spielberg (Indiana Jones), só podemos esperar que tenha tido a Força do seu lado nesta conclusão definitiva dos filmes que - mais uma vez – mais mudaram o Mundo.

® Artur Almeida