sábado, abril 01, 2006

Cidade de Deus

Título Original:
"Cidade de Deus" (2002)

Realização:
Fernando Meirelles & Kátia Lund

Argumento:
Paulo Lins & Bráulio Mantovani

Actores:
Alexandre Rodrigues - Buscapé
Leandro Firmino - Zé Pequeno
Matheus Nachtergaele - Sandro Cenoura
Douglas Silva - Dadinho


Este filme é baseado em factos reais e foi adaptado da obra literária com o mesmo nome e fala-nos da vida de uma das favelas mais conhecidas do Brasil. O principal personagem do filme não é uma pessoa. O verdadeiro protagonista é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60 e tornou-se um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro, no começo dos anos 80.

Para contar a história deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé. Ele é um menino pobre, de cor, muito sensível e bastante amedrontado com a idéia de se tornar um bandido; mas também suficientemente inteligente para se resignar com trabalhos quase escravos. Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. E tem um sonho: ser fotógrafo e sair da vida criminosa da favela.

Buscapé não é o verdadeiro protagonista do filme: não é o único que faz a história acontecer; não é o único que determina os factos principais. No entanto, a sua vida está ligada aos acontecimentos da favela e é através da sua perspectiva que entendemos a humanidade existente, num mundo aparentemente condenado por uma violência infinita.

Nomeado para 4 óscares (Melhor realizador, Melhor fotografia, Melhor montagem e melhor argumento adaptado), Cidade de Deus merecia ter ganho pelo menos um óscar, se tivermos em conta que é um filme brasileiro e que os actores são pessoas que vivem nas favelas na realidade, por isso sentiam de certa forma o que estavam a passar no filme. Ao contrário do que se possa pensar ao ver esta obra-prima, não se sente como se estivesse a ver uma qualquer novela brasileira, mas segundo Andrew Pulver, do jornal inglês The Guardian: "É uma sensação maravilhosa entrar numa sala de cinema para assistir a um filme de que pouco se sabe e perceber que se está diante de uma obra-prima"...e mais não digo! Recomendado!

® Mário Lopes

5 Comments:

At 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é um excelente filme que retrata bem a realidade brasileira... tb recomendo !!!

 
At 1:23 da tarde, Blogger Isabel said...

um dos filmes mais realistas que vi. Boa escolha e boa crítica ;-)
cumprimentos, Isabel

 
At 11:14 da manhã, Blogger gonn1000 said...

Um grande filme, de facto, dos melhores dos últimos anos.

 
At 4:58 da tarde, Blogger Marcus Vinícius said...

Pena não ter ganho um Oscar, a torcida foi grande. Ótimo filme, e grande direção do Meirelles, que comprovou seu talento em The Constant Gardner.

 
At 3:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelos elogios a esta minha primeira crítica aqui no Cine7 :).

Também achei que merecia ter ganho o Óscar por ser o excelente filme que é.

Cumprimentos a todos!

 

Enviar um comentário

<< Home