segunda-feira, julho 31, 2006

Night Watch - Guardiões da Noite

Título Original:
"Nochnoy Dozor" (2004)

Realização:
Timur Bekmambetov

Argumento:
Timur Bekmambetov & Laeta Kalogridis

Actores:
Konstantin Khabensky - Anton Gorodetsky
Vladimir Menshov - Geser
Mariya Poroshina - Svetlana
Zhanna Friske - Alisa Donnikova


Situado em Moscovo, na actualidade, Night Watch - Guardiões da Noite revela a disputa entre as forças da Luz e das Trevas, que teve uma trégua de mil anos. Durante séculos, disfarçados, os Guardiões da Noite vigiaram os membros das Trevas – vampiros, bruxas, feiticeiros e seres capazes de mudar de forma, que ameaçam romper a trégua –, enquanto estes, por sua vez, vigiavam as forças da Luz durante o dia. O destino da humanidade, que depende desse delicado equilíbrio entre o Bem e o Mal, está ameaçado... Uma antiga profecia prevê que um dia surgirá um enviado, alguém capaz de pôr fim à apolíptica luta entre Luz e Trevas. Chegou essa hora em Moscovo – mas de que lado o profeta escolherá ficar?

Baseado na trilogia de Sergei Lukyanenko, Night Watch é o primeiro filme dessa trilogia, continuada com Day Watch (2006) e terminada com Dusk Watch(2007), este último será filmado em inglês, uma vez que o sucesso dos dois anteriores, permitiu o financiamento da FOX.

Night Watch custou 4 milhões de dólares e rendeu, só na Rússia, 16 milhões. Apesar do aparente baixo orçamento, o filme está repleto de excelentes efeitos especiais (para um filme europeu) e é visualmente muito bem conseguido. O ambiente é bastante negro e surreal, servido por uma bela fotografia.

Trata-se de um filme que bebe inúmeras influências do cinema norte-americano, nomeadamente e principalmente a Matrix e ao espírito Star Wars. O profeta é evidentemente comparável ao Neo de Matrix – “O escolhido”, ou a luta entre o bem e o mal de Star Wars é repetida em Night Watch, com a óbvia escolha a recair pelo bem, ao contrário da dúvida que persistia em Star Wars e que era a força por ventura da trilogia.

A premissa da eterna luta entre o bem e o mal suporta o fio narrativo da película, o que torna o argumento simplista mas eficaz, suportado por um misto de acção frenética e thriller povoado de elementos de fantasia, horror e algum gore, apoiado por uma banda-sonora adequada. Os cenários estão muito bem conseguidos e as personagens são desenvolvidas à medida daquilo que é pretendido transmitir ao espectador, sem transmitir tudo, uma vez que se trata de uma trilogia, logo é necessário deixar algumas pistas para mais tarde desvendar.

Night Watch é um filme que consegue ser um grande entretenimento e uma agradável surpresa para uma produção europeia. Longe de ser uma obra-prima (como muitos apontam que é) não deixa de ser um cocktail de acção e aventura, ficção e fantasia, visualmente muito bem conseguido e que pelo menos tem o dom de mostrar aos americanos que se conseguem fazer obras grandiosas com apenas… 4 milhões de dólares.

® Sérgio Lopes