sexta-feira, junho 24, 2005

Alien Vs Predator

Título Original:
"AVP: Alien Vs Predator" (2004)

Realização:
Paul W. S. Anderson

Argumento:
Paul W. S. Anderson, Dan O'Bannon & Ronald Shusett

Actores:
Sanaa Lathan – Alexa Woods
Raoul Bova – Sebastian de Rosa
Lance Henriksen - Charles Bishop Weyland


Em todas as participações até agora por mim realizadas no âmbito deste projecto sempre seleccionei filmes que, na minha humilde opinião, destacavam-se por serem bons filmes. Mas nem sempre tal deve ou pode ocorrer. Também é nossa obrigação fazer reviews a filmes não tão bons... filmes que suscitem eventualmente pequenas discussões no sentido de tentar apurar o que poderia ter corrido melhor, ou mesmo, para reflectir sobre o porquê de uma coisa tão má ter sido produzida. É nesta linha de raciocínio e, seguindo o exemplo de alguns amigos colaboradores, que o filme por mim seleccionado esta semana é o badalado Alien Vs Predator.

Baseado no popular FPS (first person shooter) para PC, o filme acompanha a história de um grupo, do qual fazem parte cientistas, militares, guias, etc, montado por um multimilionário. Após a descoberta acidental por um satélite daquilo que aparenta ser um antigo templo esta equipa irá investigar o mesmo e descobrir que, afinal, talvez a descoberta não tenha sido tão acidental assim.

Como já nos vem sendo habitual o autor do guião e realizador desta obra é Paul W. S. Anderson. Habitual é de facto a palavra correcta pois depois de filmes como Resident Evil ou Mortal Kombat, Anderson utiliza uma vez mais os videojogos como fonte de inspiração para, de novo, apresentar um filme menor, que não faz jus ao jogo e, neste caso específico, às personagens principais, o Alien e o Predador.

Quando refiro que AVP é um filme menor, não é minha intenção transmitir a ideia de que não vale a pena perder tempo com ele. É um típico blockbuster, ou seja, coloca-se o DVD, uma boa tijela de pipocas à nossa frente e deliciamo-nos com aquilo que esta obra tem de melhor, os efeitos especiais. E nesse aspecto Alien Vs Predator é espectacular. Aconselho especialmente a visualização da luta entre Alien e Predador num bom televisor e com o sistema de som no máximo. Para qualquer fanático destas duas personagens tal momento é, no mínimo, mágico.

Resumindo e, em jeito de conclusão, AVP é um filme mediano que, pelo meio, tem um ou outro momento correctamente realizado. A ideia justificadora do confronto entre aliens e predadores está imaginativa e os efeitos especiais estão bem concretizados. O guião é, de uma forma geral, muito básico e previsível sendo que o trabalho dos actores é adequado ao tipo de produto. A edição especial em DVD disponibilizada em Portugal é muito boa, contém dois discos, duas versões do filme e uma amálgama de extras para todos os gostos.

Por esta semana é tudo, um bom fim-de-semana e bons filmes...

® Bruno Sá

2 Comments:

At 3:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um blockbuster engraçado :)...

Cumprimentos cinéfilos

 
At 6:34 da tarde, Blogger David Santos said...

muito mau!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home