domingo, fevereiro 12, 2006

Maverick

Título Original:
"Maverick" (1994)

Realização:
Richard Donner

Argumento:
William Goldman, baseado na personagem Maverick criada por Roy Huggins

Actores:
Mel Gibson - Bret Maverick Jr
Jodie Foster - Annabelle Bransford
James Garner - Zane Cooper


A poucos dias de um campeonato de póquer, Maverick, um engenhoso e hábil jogador, percorre alguns lugares do oeste americano à procura dos amigos que lhe devem dinheiro, pois falta-lhe algum para se poder inscrever no campeonato de póquer de All Rivers. No entanto os amigos estão tão tesos quanto ele. Na estalagem onde se hospeda Maverick conhece a bela Annabelle Bransford quando se junta a ela e outros homens que jogam uma partida de póquer. Para além de jogar bem Annabelle é uma habilidosa ladra que tenta roubar a carteira de Maverick quando o seduz após o jogo, mas ele é mais esperto e apercebe-se do truque, sendo a carteira devolvida ao dono.


Annabelle e Maverick sentem-se atraídos um pelo outro, no entanto a ânsia de conseguir o dinheiro para o campeonato faz com que quase rivalizem nos truques para conseguir a quantia necessária. Entretanto junta-se a eles o Xerife Zane Cooper, que será o responsável pela segurança no campeonato, e os três empreendem uma atribulada viagem. Com muitas aventuras e artimanhas de Maverick pelo caminho, os três entram finalmente a bordo do navio onde ocorre o campeonato com o dinheiro para pagar a inscrição. Sabendo que lá dentro as tentativas de fazer batota serão seriamente punidas, será que Maverick ou Annabelle conseguirão ganhar o prémio?


Maverick parece resultar duma receita em que um western leve é misturado com alguma comédia. No entanto a receita não é eficaz pois não existem cenas suficientemente surpreendentes. Em algumas delas não é difícil adivinhar o desfecho. Pior que isto foi o destaque dado à personagem de Jodie Foster, quase sempre dependente da personagem de Mel Gibson, como se Annabelle fosse um suporte ou acessório de Maverick. Annabelle Bransford fica assim com um papel quase secundário, que um argumento mais dinâmico talvez contribuísse para a personagem ser mais destacada de outra forma e não se limitasse ao tradicional papel de embelezar o elenco esmagadoramente masculino. A carência dos aspectos mencionados acima não tornou o filme mais interessante, a história em si desperta pouco interesse, não admira pois que este filme não seja um dos filmes mais conhecidos de Jodie Foster.


® Isabel Fernandes

2 Comments:

At 11:21 da manhã, Blogger Carlos M. Reis said...

Não posso concordar. Maverick marcou bastante as salas de cinema e as televisões no ano que estreou e seguintes e é sem dúvida, entretenimento q.b com um elenco bastante agradável.

Está longe de ser uma obra-prima mas cumpre o seu objectivo, divertir/parodizar as situações.

Cumprimentos.

 
At 12:54 da tarde, Blogger David Santos said...

Richard Donner de novo com Mel Gibson após a rodagem do Arma Mortifera 3.
É uma boa obra de entertenimento, deveras divertido, com acção, com um trio de actores fantásticos e uma homenagem aos Westerns clássicos.

6/10

 

Enviar um comentário

<< Home