quarta-feira, junho 20, 2007

Mulher com Cão Procura Homem com Coração

Título Original:
"Must Love Dogs" (2005)

Realização:
Gary David Goldberg

Argumento:
Gary David Goldberg & Claire Cook

Actores:
Diane Lane - Sarah Nolan
John Cusack - Jake
Elizabeth Perkins - Carol
Dermot Mulroney - Bob


À partida, quando se entra numa sala de cinema para ver um filme intitulado Mulher com Cão Procura Homem com Coração, as expectativas não serão as mais elevadas, uma vez que este aparenta ser mais uma comédia romântica feita a regra e esquadro e que promete ser pouco mais do que um compêndio de clichés.

E o facto é que, à saída, a impressão que fica é precisamente essa, um filme ligeirinho, que não arrisca e que pretende apenas suscitar alguns sorrisos. Contudo, e apesar da sua considerável previsibilidade, Mulher com Cão Procura Homem com Coração consegue apresentar algum encanto, uma vez que a sua saudável despretensão a torna numa obra simpática, ainda que limitada e sem grande frescura.

Debruçando-se sobre os dilemas de uma mulher divorciada e solitária, que mesmo com o auxílio da família não consegue sedimentar um relacionamento próspero, o filme aborda o desencanto amoroso dos dias de hoje e as dificuldades das relações, centrando-se em personagens que tentam (re)encontrar o amor mas que parecem condenados ao insucesso nesse campo.

No entanto, sendo este um feel-good movie, aos poucos a esperança começa a sobrepor-se à desilusão e pessimismo, e apesar dos habituais entraves ninguém duvida de qual será o desenlace.
Inovação não se encontra, portanto, por aqui, mas Mulher com Cão Procura Homem com Coração eleva-se – pelo menos parcialmente – acima da banalidade devido às interpretações do duo protagonista, Diane Lane e John Cusack, que oferecem desempenhos com carisma e espontaneidade, ainda que as suas personagens não sejam particularmente exigentes ou originais.

A química do par central compensa a escassa criatividade da realização Gary David Goldberg, que proporciona um trabalho competente mas sem chama, idêntico ao de tantos outros tarefeiros e próximo de um registo televisivo (de resto, a maior parte dos projectos anteriores do realizador foram mesmo para a televisão).

Felizmente, mesmo sendo rotineiro, o filme não cai num sentimentalismo embaraçoso nem num humor de latrina, mantendo sempre alguma classe e subtileza mas pecando por ser demasiado linear e formatado.

Longe de essencial, Mulher com Cão Procura Homem com Coração é contudo uma película agradável, que embora não tenha o toque de génio de um Elisabethtown, de Cameron Crowe, também não chega a ser um deserto de ideias como Casei com uma Feiticeira, de Nora Ephron, outros títulos de 2005 que assentam nos códigos da comédia romântica.
Dificilmente mudará a vida de alguém, mas é um aceitável entretenimento para uma tarde de inércia, de preferência em frente à TV.

® Gonçalo Sá

1 Comments:

At 1:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ele não é um filme ótimo, não é nenhuma pérola, mas achei superior à maioria das comédias românticas. Há algumas cenas onde gargalhei muito. A pior coisa do filme é o título traduzido (no Brasil foi traduzido como "Procura-se um amor que goste de cachorros").

 

Enviar um comentário

<< Home