domingo, janeiro 01, 2006

Corrida Arriscada

Título Original:
"Racing Stripes" (2005)

Realização:
Frederik Du Chau

Argumento:
Frederik Du Chau, David Schmidt, Steven P. Wegner & Kirk De Micco

Actores:
Frankie Mnuzi - Stripes
Dustin Hoffman - Tucker
Whoopi Wholberg - Franny


Vinda das profundezas de África e raptada por um circo ambulante, uma zebra bebé tinha já o seu destino traçado: seria animação de circo. No meio de uma grande tempestade, Stripes, a zebra bebé, (voz de Frankie Muniz), é deixado para trás e acaba por ser salvo por um outrora prestigiado treinador de cavalos de corrida, Nolan Walsh.

Começa assim uma história diferente e agradável, que mistura um pouco do filme de cavalos de corrida Nascido para Ganhar – pela força de vontade em ultrapassar limites – e um pouco do filme Um Porquinho Chamado Babe, por se tratar de uma comédia onde os animais falantes são os protagonistas.

Stripes é rapidamente acolhido na quinta de Nolan, por um pónei carrancudo de nome Tucker (voz de Dustin Hoffman) e por Franny (voz de Whoopi Wholberg), uma sábia cabra.
Ora, uma pequena zebra, a viver numa quinta nos Estados Unidos não é propriamente habitual. E Stripes não se sente propriamente igual aos outros. Ele não sabe o que é, nem de onde veio. É quando vê uma pista de corridas que esta zebra falante vai perceber o que quer fazer na vida: tornar-se num cavalo de corridas! Contra todas as probabilidades, Stripes vai ter de enfrentar um difícil percurso tendo a ajuda de alguns humanos, mas principalmente dos seus muito divertidos amigos animais.

Um dos trunfos deste filme é mesmo o elenco de vozes dos animais onde para além do pónei e da cabra, ainda temos um pelicano espertalhão (voz de Joe Pantoliano) e um par de moscas, geradas por computador, que adoram comer e falar sobre a cultura pop. Buzz e Scuzz, as moscas mais malucas do planeta, são encarnadas pelas vozes divertidas de Steve Harvey (Buzz) e David Spade (Scuzz).

Os músicos Sting e Bryan Adams são outra das mais valias nesta aventura, com músicas feitas de propósito a pensar em Stripes. Inspirado em alguns filmes antigos para crianças, esta história promete divertir e ensinar a lição de que, quem sonha, por mais invulgar que pareça, pode alcançar.

® João Tomé