sábado, março 04, 2006

A Vida Aquática de Steve Zissou

Título Original:
"The Life Aquatic with Steve Zissou " (2004)

Realização:
Wes Anderson

Argumento:
Wes Anderson & Noah Baumbach

Actores:
Bill Murray - Steve Zissou
Owen Wilson - Ned Plimpton
Cate Blanchett - Jane Winslett-Richardson
Anjelica Huston - Eleanor Zissou


Uma aventura extraordinariamente diferente, que nos leva a um mundo aquático repleto de comédia inteligente, com drama, ironia e boa música. Uma história simples mas muito bem contada por Wes Anderson, com um surrealismo brilhante num mundo tão estranho quanto apaixonante. No seu filme Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial, Anderson e o co-argumentista Owen Wilson (também actor neste filme), oferecem-nos um universo paralelo em Manhattan com personagens igualmente estranhas, curiosas e inteligentes.

Em A Vida Aquática de Steve Zissou o realizador vai ainda mais longe num mundo imaginário repleto de equipamentos engenhosos e de espécies marinhas estranhas (criadas por computador), desde cavalos-marinhos coloridos a cardumes cor-de-rosa. Esta é a história de um famoso oceanógrafo, Steve Zissou, personagem baseada na comédia de Bill Murray e na vida de Jacques Costeau, e da sua equipa disfuncional e excêntrica.

A bordo de um barco velho mas aconchegado, chamado Belafonte, a equipa Zissou dedica-se a documentários e a expedições subaquáticas. Mas os problemas financeiros e a morte de um parceiro na sua última aventura, comido por um tubarão jaguar extremamente raro, fazem o comandante Steve Zissou iniciar uma expedição amalucada, pelas profundezas marítimas, de forma a vingar o amigo e matar o tubarão.
Com um elenco fantástico, encabeçado por Bill Murray – a personagem de Zissou foi criada a pensar nele – participam nesta aventura surreal Owen Wilson como piloto e admirador, que pode, ou não, ser filho do oceanógrafo; Cate Blanchett, a repórter responsável pela cobertura da expedição; Angelica Houston como a mulher misteriosa de Zissou; Willem Dafoe como irmão ciumento e engenheiro da embarcação e Jeff Goldblum, o arqui-inimigo e o recém-chegado.

O brasileiro Seu Jorge tem aparições muito divertidas ao cantar em português músicas de David Bowie. São personagens diversificadas num mundo que tem parecenças com o filme Yellow Submarine e com a comédia dos Monty Python. A marca de Bill Murray, e o seu humor calmo, junta-se ao humor inteligente de Wes Anderson para nos dar um filme muito agradável.

® João Tomé

2 Comments:

At 8:30 da tarde, Blogger membio said...

eu gostei deste filme, toda a bizarra e estranha maneira de caricaturar o género da comédia, os seus personagens e as suas atitudes resultaram em cheio.

 
At 12:56 da manhã, Anonymous S0LO said...

Um filme bizarro e interessante!

Cumps.

 

Enviar um comentário

<< Home