sábado, março 17, 2007

Flores Partidas

Título Original:
"Broken Flowers" (2005)

Realização:
Jim Jarmusch

Argumento:
Jim Jarmusch

Actores:
Bill Murray - Don Johnston
Jeffrey Wright - Winston
Sharon Stone - Laura
Frances Conroy - Dora


Flores Partidas conta-nos a história de Don Johnston (Bill Murray), um eterno solteirão de 50 anos que acaba de ser dispensado pela sua mais recente namorada (Julie Delpy). Deprimido, Don recebe uma carta num estranho envelope cor-de-rosa não identificado, que o informa da existência de um filho seu que tem agora 19 anos. Esta carta irá mudar o seu futuro e mexer com o seu passado, pois motivado pelo seu vizinho Winston (Jeffrey Wright), Don parte á procura desse suposto filho...

Vencedor do Grande Prémio do Júri de 2005 no Festival de Cannes, Flores Partidas traz de volta um Bill Murray...á Bill Murray, ou seja, uma excelente interpretação de um homem de meia-idade em estado depressivo, sem nada para fazer e que recorre a piadas irónicas com alguma frequência. Basicamente, é um papel que assenta que nem uma luva ao actor em questão. Não será com este filme que Murray irá ganhar um Óscar (merecia-o mais em Lost In Translation), mas no entanto teve uma interpretação notável. De resto, de actores e interpretações Broken Flowers está bastante bem servido: Sharon Stone, Frances Conroy, Jessica Lange, Tilda Swinton, Christopher McDonald e Jeffrey Wright são apenas alguns dos nomes aqui presentes.

O novo trabalho de Jim Jarmusch apresenta uma realização cuidada (com bastantes planos parados) e uma boa banda sonora que embora repetitiva, ajuda a criar um ambiente melancólico e entediante, que no fundo representa a vida vazia de Don Johnston. No entanto, esta calma de certa forma, acaba por prejudicar a obra aumentando a distância entre o público e a história; o que torna Flores Partidas num filme que possivelmente não agradará da mesma forma a todas as pessoas.

Devo confessar que gosto bastante do trabalho de Murray como actor, mas gostaria de vê-lo em papéis diferentes e talvez um pouco menos sérios. Não que isto prejudique a minha opinião sobre a obra, até porque esta contém momentos inesquecíveis. Um desses momentos é o jantar que junta á mesma mesa as personagens de Bill Murray, Frances Conroy e Christopher McDonald. Esta cena mostra uma excelente direcção de actores e mostra igualmente que, com poucas palavras se faz uma cena memorável!

Estamos pois perante um filme para ver, reflectir muito e para nos questionarmos também se as escolhas feitas no passado terão sido as mais correctas e de que forma isso poderá (ou não) afectar o futuro. Porque no fundo, todos nós acabamos por deixar "pedaços de vida" e "flores partidas" espalhadas por aí, simplesmente entregues a um destino incerto...

® Mário Lopes