segunda-feira, setembro 26, 2005

Homem na Lua

Título Original:
"Man on the Moon" (1999)

Realização:
Milos Forman

Argumento:
Scott Alexander & Larry Karaszewski

Actores:
Jim Carrey - Andy Kaufman/Tony Clifton
Gerry Becker - Stanley Kaufman
Greyson Erik Pendry - Little Michael Kaufman


O filme Homem na Lua, de Milos Forman (Voando Sobre um Ninho de Cucos, Larry Flint, entre outros) apresenta a biografia de Andy Kaufman – um dos maiores comediantes americanos -, mostrando o lado do artista cómico e o lado do ser humano complexo, que muitas vezes era transportado para as suas composições artísticas.

O filme acompanha a sua vivência desde os tempos de infância, passando pelos shows em clubes que de serem tão específicos e característicos tinham um humor digamos… completamente surreal e único, até ser descoberto pelo seu futuro manager, atingindo o estrelato no programa Saturday Night Live e na sitcom Taxi.

O realizador associa a vida de Kaufman em palco à sua personalidade egocêntrica e petulante, capaz de irritar todos à sua volta. Alias, para termos uma noção do quanto Andy Kaufman era especial, quando descobre que sofre de cancro, ninguém â sua volta acredita que é mesmo verdade (excepto a sua esposa), pois o seu humor era tão corrosivo e a sua personalidade tão especial, que a sua vida artística facilmente se confundia com a sua vida pessoal.

Milos Forman (competente como sempre) apresenta aqui um estudo de personalidade sobre um homem que tinha um humor talvez demasiado à frente para a sua época e que acabou por viver e morrer de certa forma incompreendido. Jim Carrey – venceu o Globo de Ouro para a categoria de Melhor Performance por um actor num filme cómico / musical - é simplesmente brilhante, transformando-se literalmente em Andy Kaufman. Consegue-se assemelhar aos maneirismos, aparência e estilo cómico do comediante de forma perfeita.

Para quem não conhece Andy Kaufman, decerto vai querer conhecer depois de visionar o filme. Para os fãs de Kaufman, regozijem-se com a performance de Jim Carrey, ou melhor ... de Andy Kaufman!

® Sérgio Lopes

2 Comments:

At 1:15 da tarde, Blogger David Santos said...

Jim Carrey no seu melhor!
Merecia no minimo uma nomeação.

Milos Forman prova mais uma vez que é um excelente realizador

 
At 6:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hum...tenho que ver este.

Cumps. cinéfilos

 

Enviar um comentário

<< Home