quinta-feira, março 29, 2007

Ligações Perigosas

Título Original:
"Dangerous Liaisons"(1988)

Realização:
Stephen Frears

Argumento:
Christopher Hampton, baseado na obra homónima de Chordelos de Laclos

Actores:
Glenn Close – Marquesa Isabelle de Merteuil
John Malkovich – Visconde Sébastien de Valmont
Michelle Pfeiffer – Madame Marie de Tourvel
Keanu Reeves – Cavaleiro Raphael Danceny


Se há filme que nos obrigue a testemunhar o poder da denominada 7ª arte, é este inesquecível título de Stephen Frears (o mesmo realizador de The Queen, recentemente nas salas portuguesas).

Graças a esta obra, Michelle Pfeiffer figura na minha estante de actores preferidos, protagonizando a sofrida (e que nos faz sofrer tanto) leading lady, Marie de Tourvel; já John Malkovich saiu da prateleira de actores irritantes (onde figuram nomes como George Clooney), levando-nos tanto a odiá-lo como a torcer pela sua conversão através do poder redentor do amor, na pele de Sébastien de Valmont., cúmplice e mandatário de um golpe orquestrado pela maquiavélica Isabelle de Merteuil, a sempre fenomenal Glenn Close. Uma Thurman dá corpo (literalmente) à jovem e ingénua amante de Valmont, Cécile de Volanges. Um muito jovem e pálido Keanu Reeves é Raphael Danceny, o pretendente de Cécile e, por isso, inimigo mortal de Valmont.

Para quem adora filmes de época como eu, este é dos mais perfeitos (para não dizer o mais perfeito) e completamente absorvente drama romântico, oferecendo-nos alguns momentos memoráveis para logo a seguir desferir um golpe e abrir feridas cuja impressão dura dias, como acontece com os grandes filmes das nossas vidas. No meu caso, Moulin Rouge, Eternal Sunshine Of The Spotless Mind, The Village, Cold Mountain, Emma, Hero, House of Flying Daggers, Brokeback Mountain, entre outros.

® Sara Vaz Franco

2 Comments:

At 1:21 da tarde, Blogger not_alone said...

Olá à equipe do Cine7. Como leitor assíduo do vosso blog, vim dar a novidade de que o meu blog de cinema voltou ao activo. Conto com as vossas visitas. :P

Abraços cinéfilos [ ]

 
At 12:31 da manhã, Blogger Pedro Pereira 77 said...

Já algum tempo que tou para ver esse filme, mas tal nunca se concretizou. Ao ver a tua critica apenas me veio relembrar desse desejo, espero encontrá-lo brevemente numa das muitas promoções de DVD's, feitas cada vez mais nos shoppings das nossas cidades.

 

Enviar um comentário

<< Home