domingo, janeiro 06, 2008

O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford

Título Original:
"The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford" (2007)

Realização:
Andrew Dominik

Argumento:
Andrew Dominik, baseado na obra de Ron Hansen

Actores:
Brad Pitt - Jesse James
Casey Affleck - Robert Ford
Sam Rockwell - Charley Ford
Paul Schneider - Dick Liddil


As lendas nunca morrem. Por mais incertezas que se tenha sobre a vida de Jesse James, os feitos que os jornais e os romances de cordel do seu tempo fizeram, por vezes exageradamente, tornaram-no um ídolo e perpetuaram a sua lenda, escrevendo o nome dele nas páginas da história dos E.U.A. A verdade nunca a saberemos. Jesse James, o famoso fora-da-lei que tinha a cabeça a prémio em dez estados, era um criminoso para as famílias das pessoas que matou e uma espécie de Robin dos Bosques que assaltava comboios e bancos para se vingar dos ricos que exploravam os pobres. Um símbolo de ousadia e liberdade contra a opressão.

O filme começa em 1881, quando Jesse tinha 34 anos, mas uma já longa experiência na criminalidade, que era o seu meio de subsistência. Entre 1860 e 1880 ele e Frank, o irmão mais velho, tinham um vasto “currículo” de assaltos. Cansado da vida que levava, Frank deixa Jesse após o último assalto a um comboio que fizeram. Durante os preparativos para esse assalto, Jesse James conheceu um jovem de 19 anos que se chamava Robert Ford e que o idolatrava, sem imaginar que seria justamente ele quem traçaria de forma trágica o seu destino fatal.

Apesar deste ser apenas o segundo filme como realizador, Andrew Dominik conseguiu contar uma história, com narrador e tudo, mas com alguns excessos como a duração do filme (180 minutos) que apresenta uma exposição talvez demasiado longa de algumas partes do enredo. O próprio título do filme “O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford” retira o elemento surpresa para quem não conheça a história de Jesse. O público fica já a saber o fim do filme e segue a história ansiosamente à espera do acontecimento-chave que é o momento em que Robert Ford mata Jesse James.

Apesar de tudo, acho que podemos perdoar algumas falhas do realizador se considerarmos que o filme consegue prender a nossa atenção e se tivermos em conta as excelentes interpretações de Brad Pitt e Casey Affleck. Brad Pitt tem aqui a melhor interpretação depois de “Babel” e consegue transmitir com clareza o lado íntimo de Jesse James: seu estranho feitio, a amargura de um rosto marcado pela vida, a instabilidade do carácter por vezes violento que contrasta com a forma carinhosa com que trata a mulher e os dois filhos. Aqui há que elogiar o trabalho de direcção de fotografia: a luz e a sombra na paisagem do Missouri quando o céu se enche de nuvens e as vastas pastagens são agitadas pelo vento, combinam bem com a inquietude do estado de espírito de Jesse.

Quanto a Casey Affleck, cuja existência eu desconhecia por completo, a sua interpretação surpreendeu-me. Ele interiorizou tão bem a sua personagem que a conseguiu tornar irritante e apalermada, por isso mesmo até cativante para o público, agindo como um autêntico lobo em pele de cordeiro.

Mais do que um mero western, a biografia possível dos últimos dias de Jesse James com o seu q.b. de drama. Vale a pena estar três horas numa sala de cinema.

® Isabel Fernandes

3 Comments:

At 12:33 da tarde, Blogger Nobodyin2 said...

Gostaria de saber se estão interessados em publicar a vossa opinião sobre um filme da nossa produtora que irá estrear em Serralves no próximo dia 20 de Janeiro pelas 19h no Grande Auditório. O Filme "Sombras- um filme sonâmbulo" realizado por João Trabulo.
Como não tinha mais nenhum contacto vosso resolvi perguntar por aqui. Caso estejam interessados, contactem.

 
At 6:21 da tarde, Blogger Isabel said...

Se o filme estrear só no Porto, acho que não temos um elemento portista na equipa do blogue. De qualquer modo, se quiser enviar informações sobre o filme poderemos ao menos divulgar a sua estreia. O email é cine7_@hotmail.com

 
At 5:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

 

Enviar um comentário

<< Home