domingo, maio 15, 2005

Realizador da Semana: D. W. Griffth

Entre os pioneiros do cinema, Griffith destaca-se como um dos gigantes mais notáveis no seu desenvolvimento. Nascido no Kentucky em 1875 foi apelidado de títulos como: “o pai da técnica cinematográfica”, “o homem que inventou Hollywood” e o “Shakespeare do ecrã.”

Em 1920 estabeleceu a United Artists com outros galácticos da sétima arte: Charles Chaplin, Douglas Fairbanks, Mary Pickford e William S. Hart. Considerado como um homem imperial e desprovido de sentido de humor, D. W., entre mais de quinhentos filmes, incluindo curtas, médias e longas-metragens, realizou algumas das principais obras-primas intemporais dos primórdios do cinema das quais se destacam o polémico O Nascimento de uma Nação, que abordava o racismo tendo como pano de fundo a Guerra Civil americana; Intolerância, onde a própria era analisada em quatro distintas eras da Humanidade; O Lírio Quebrado, onde o amor que uma rapariga americana sentia por um missionário estrangeiro era algo inadmissível para o pai desta; entre outros como Way Down East e Orphans of the Storm.

Antes de morrer em declínio disse: “os filmes são escritos na areia: aplaudidos hoje, esquecidos amanhã.” Ainda bem que estava errado, principalmente no seu caso.

® Artur Almeida