sexta-feira, maio 13, 2005

Amadeus

Título Original:
"Amadeus" (1984)

Realização:
Milos Forman

Argumento:
Peter Shaffer

Actores:
F. Murray Abraham - Antonio Salieri
Tom Hulce - Wofgang Amadeus Mozart
Elizabeth Berridge - Constanze Mozart



Esta semana escolhi falar de um filme que faz parte do meu “catálogo” de melhores filmes de todos os tempos - Amadeus, de Milos Forman.


Esta maravilhosa obra retrata a ascenção e queda de um dos mais talentosos compositores de todos os tempos, Wolfgang Amadeus Mozart, contada em analépse pelos olhos daquele que, anos mais tarde, confessa-se responsável pela sua morte, Antonio Salieri. Baseado na peça de Peter Shaffer (o guião é escrito por Shaffer também) Amadeus assume-se facilmente como um dos melhores filmes de todos os tempo e, na minha modesta opinião, supera a que por norma é considerada a obra-prima de Milos Forman, One Flew Over the Cuckoo's Nest (Voando Sobre Um Ninho de Cucos). Começarei por falar no elenco, pura e simplesmente brilhante, com especial destaque para as interpretações de F. Murray Abraham, no papel de Salieri, e de Tom Hulce, no papel de Mozart, que deveriam, ambas, ter sido presenteadas com o óscar para melhor actor principal. Como a Academia não abriu uma excepção, o óscar recaiu sobre Abraham o que, honestamente, não creio ter sido totalmente justo quando comparámos a actuação deste com a de Hulce (que estava igualmente nomeado). Independentemente da justiça ou não da atribuição do prémio aquilo que verdadeiramente permanece para os anais da história são, de facto, as interpretações que são absolutamente memoráveis!


A realização de Forman é extremamente competente conseguindo, o que nem sempre ocorre, um equilíbrio entre os sumptuosos cenários, as fabulosas interpretações e o complexo guião. De realçar igualmente a direcção artística, a fotografia e o guarda-roupa que, em conjunto com todos os factores anteriormente referidos, tornam esta obra uma recriação exaustiva e verosímil daquela época fazendo-nos sentir do princípio ao fim que entrámos dentro de um quadro! A música, nem vale a pena referir, é maravilhosa e apenas gostaria de finalizar com uma honrosa menção à montagem, espectacular, brilhantemente executada por Nena Danevic e Michael Chandler (apenas para verificarem isto mesmo vejam com atenção a cena em que o moribundo Mozart tenta terminar a custo a obra que lhe foi encomendada, já para o fim do filme – um dos mais belos e inspirados momentos de cinema que alguma vez testemunhei, muito por ajuda da inteligente forma como foi montado).


Amadeus ganhou em 1985 oito óscares para melhor filme, realizador, actor principal, argumento adaptado, direcção artística/cenários, guarda-roupa, maquilhagem e som. Pelo caminho ficaram outros três, melhor actor principal para Hulce, cinematografia e edição. O filme foi um dos grandes sucessos de 1984 e, para terem uma ideia do impacto que teve, as vendas de discos de Mozart subiram 30%!


Para terminar tenho de fazer referência à edição nacional do DVD do filme, muito boa e completa, que inclui a versão do realizador (mais vinte minutos de filme completamente remasterizados) e um outro DVD com extras (o making of recebeu o prémio de melhor making of de 2002).


Até para a semana e bons filmes...


® Bruno Sá