sábado, maio 07, 2005

Queres ser John Malkovich?

Título Original:
Being John Malkovich (1999)

Realização:
Spike Jonze

Argumento:
Charlie Kaufman

Actores:
John Cusack - Craig Schwartz
Cameron Diaz - Lotte Schwartz
John Malkovich - John Horatio Malkovich


Um John Cusack aficcionado por marionetas. Uma Cameron Diaz feia e lésbica. John Malkovich a fazer de John Malkovich?! Uma pouco conhecida (pelo menos por mim) Catherine Keener, mas muito sedutora. Um chimpanzé com problemas psicológicos provocados por traumas infantis. Um prédio que tem um 7º andar e meio. Uma porta que dá acesso ao cérebro a umas das maiores estrelas de Hollywood – Malkovich. Este podia ser a sinopse mais simples para este filme, mas Queres ser John Malkovich? é muito mais do que isso. Este filme é uma autêntica viagem alucinante, surreal e bizarra, na qual comprovamos talentos já conhecidos e nos surpreendemos com outros que pensavamos que seriam apenas mais um pretty face.

O filme começa com um bailado de uma marioneta, que mima o protagonista, Craig (John Cusack). Craig tem por paixão o teatro de marionetas, porém não tem sucesso e tem de arranjar um emprego que lhe dê sustento. Heis, que num jornal vê que um escritório precisa de um arquivista com mãos talentosas e decide responder ao anuncio. Quando chega ao edifício chega ao bizarro 7º andar e meio onde as pessoas andam todas curvadas. É aqui que Craig vai mudar drasticamente a sua vida, é aqui que conhece Maxine (por quem se apaixona) e é aqui que encontra uma porta que dá acesso à mente de Malkovich (o actor) por 15 minutos (depois é largado junto a uma estrada na saída de New Jersey). Depois de Craig descobrir o portal vai tentar seduzir Maxine e propôr-lhe um negócio de venda de viagens à mente da estrela de cinema.
Craig é casado com Lotte, uma tratadora de animais, que no momento trata dum macaco que sofre problemas psicológicos provocados por traumas infantis. O casamento destes dois não está bem, mas também não vai melhorar. Craig acaba por falar do portal à mulher e ela também quer experimentar. Completamente radiante, só pensa em repetir. Lotte e Maxine conhecem-se e acabam por se apaixonar.
John Malkovich (J.M) é invadido por Craig e a certa altura este apercebe-me que pode comandar as ideias, pensamentos, desejos e acções do actor. Craig vai-se aproveitar desta situação para seduzir Maxine, mas os planos não lhe saem exactamente como deseja. Maxine consegue conhecer pessoalmente Malkovich e nos momentos que estão juntos, Craig aproveita para invadir a mente de J.M para seu proveito. Porém Maxine combina com Lotte os momentos que passa com J.M. para Lotte aproveitar para entrar no portal e assim poderem “juntas” amarem-se.
J.M estranha tudo o que se passa e quando descobre o portal, também entra e eis que acontece outra situação bizarra, ele vê-se num café lotado de pessoas e todas elas têm a sua face.
O final quanto a mim é surpreendente, mas não vou desvendar e deixo a surpresa para aqueles que ainda não o viram.

Queres ser John Malkovich?(Não, muito obrigado!)
Este filme aborda a questão de querermos ser outra pessoa, entrar na cabeça doutra pessoa, ou seja o que de mais intimo existe, todas as ideias, pensamentos e acção partem desse local. É uma perfeita analogia que existe no filme entre o teatro de marionetas e a vida, pois de que mais se trata a vida, senão dum teatro de marionetas comandado pelos olhares, criticas, sugestões e influências das outras pessoas?! Todas as nossas acções (quase todas) são “manuseadas” por regras sociais, são sempre tidas em consideração perante os outros. E a mente, esse beco escuro sem caminho ou fim traçado, está sempre dependente de diferentes invasões de sons, imagens, sensações que condicionam e conduzem os pensamentos.

® Inês Montenegro