segunda-feira, maio 08, 2006

Amizade Sem Limites

Título Original:
"Heavenly Creatures" (1994)

Realização:
Peter Jackson

Argumento:
Peter Jackson & Fran Walsh

Actores:
Melanie Lynskey - Pauline Yvonne (Parker) Rieper
Kate Winslet - Juliet Hulme
Sarah Peirse - Honorah Parker Rieper
Diana Kent - Hilda Hulme


Pauline Parker (Melanie Lynskey) e Juliet Hulme (Kate Winslet) conhecem-se na escola durante os anos 50. Rapidamente se transformam em melhores amigas, tentando passar todos os segundos juntas, ocupadas maioritariamente na escrita e criação de um mundo de fantasia só delas. Apercebendo-se que numa época de repressão moral, são tão diferentes do resto das raparigas, decidem tomar todos as medidas necessárias para evitar a sua separação.

Heavenly Creatures, que em Portugal adoptou o título de Amizade Sem Limites é um filme baseado em factos reais, que abalaram a comunidade da Nova-Zelândia e tiveram um final trágico. Realizado pelo “Senhor Dos Anéis” Peter Jackson, é uma pérola cinematográfica, cuja chegada a Portugal se limitou à edição em DVD, nunca tendo estreado em sala de cinema. È pena, porque prova antecipadamente o talento cinematográfico de Jackson, que antes deste filme tinha granjeado substancial culto com os seus filmes série B de gore, sangue e tripas (Braindead, Bad Taste, entre outros) e que mais tarde eclodiu com os monumentais 3 filmes da série Senhor dos Anéis e ainda mais recentemente o explosivo e fantástico remake de King Kong.

Heavenly Creatures, data de 1994 e prova todo o seu talento. Jackson constrói uma película agri-doce, onde o mundo da fantasia muitas vezes se confunde com o mundo do real. Pelo menos é essa a perspectiva que as duas protagonistas transpõem para o écrân. Tudo é filmado por Jackson com uma simplicidade notável, ao mesmo tempo que nada é descurado, desde a utilização de uma banda sonora fabulosa, uma fotografia belíssima, quer nas cenas de interior, quer nas de exterior na cidade de Christchurch, quer até nas sequências de fantasia e sonhos das protagonistas; um argumento bem delineado, uma narrativa sempre forte e cativante e é claro um dupla de protagonistas fenomenal, composta por Melanie Lynskey e Kate Winslet.

Mas é Kate Winslet quem brilha a todos os níveis no écrân. Sim, estamos a falar da menina do filme Titanic, aqui com uma performance poderosa, mágica e que indicava o prenúncio da sua ida para Hollywood. Pena que Melanie Lynskey não tenha tido a mesma sorte pois o seu desempenho é igualmente muito bom. No entanto, nunca conseguiu atingir o estatuo de Kate Winslet.

Peter Jackson cria uma obra-prima, na qual são abordados temas como o lesbianismo, a repressão moral, a insegurança da adolescência e a consequente descoberta da sexualidade. O cuidado com os detalhes tão amplamente visionado mais tarde na trilogia Senhor dos Anéis faz com que este amontoado de sentimentos e situações vividas, em Amizade Sem Limites, componha no final uma obra imaculada, um filme belo mas triste, incisivo e que nos faz pensar. Altamente recomendável, não apenas exclusivamente para fâns de Peter Jackson, mas sobretudo para quem gosta de cinema.

® Sérgio Lopes

3 Comments:

At 2:12 da tarde, Blogger gonn1000 said...

Impressionante! O Jackson devia fazer mais filmes destes em vez de andar a brincar aos anéis.

 
At 3:01 da tarde, Blogger Sérgio Lopes said...

Peter Jackson merece toda a nossa atençaõ cinéfila pois é muito bom e prova-o aqui uma vez mais...

 
At 12:33 da tarde, Blogger tyler durden said...

alguem m sabe dizer onde posso comprar este filme?

 

Enviar um comentário

<< Home