sábado, janeiro 28, 2006

A Última Memória

Título Original:
"The Final Cut" (2004)

Realização:
Omar Naim

Argumento:
Omar Naim

Actores:
Robin Williams – Alan
Mira Sorvino - Delila
James Caviezel - Fletcher


E se num futuro próximo fossem possível implantar chips no nosso cérebro, capazes de gravar todas as nossas vivências? É se após a nossa morte pudéssemos ser absolvidos de todos os nossos erros? E se pudéssemos ter a possibilidade de apagar certos e determinados erros, actos... comportamentos que pudessem chocar todos aqueles que sempre nos conheceram? Seria esta uma maneira lícita de vida?
É sobre estas questões que A Ultima Memória reflecte e, infelizmente, mal.

O filme, basicamente, demonstra o mundo num futuro incerto onde a empresa Zoë Tech faz implantes aos novos seres, de modo que todos os seus momentos de vida fiquem gravados. Este é um contrato que os pais fazem antes das crianças nascerem e que só lhes podem contar quando elas completarem 18 anos.
Quando as pessoas morrem, a Zoë Tech retira os Zoë Chips do cérebro destas e reconstroem as suas vidas num filme, seleccionando determinados momentos, como forma de homenagem à pessoa falecida. Esse filme é apresentado numa cerimónia chamada Rememória, onde os familiares e amigos vêem a vida do falecido.

Alan (Robin Williams), dos membros dessa empresa, é um dos responsáveis por reconstruir essas memórias. Ao tomar posse delas, ele começa a considerar-se como uma pessoa com o poder de absolver os pecados dos outros, apagando-os das suas vidas. Alan vive assim privando de uma vida própria, vivendo ilusoriamente das memórias dos outros. Contudo, um dia, ao construir um filme em homenagem a um importante empresário, ele encontra algo que o faz lembrar um acidente que vivera em criança. A partir dai ele aproveita-se do seu trabalho para resolver problemas pessoais que o atormentam desde pequeno.

Além de Robbin Williams, o filme conta ainda com as presenças de Mira Sorvino (que é uma espécie de namorada de Alan) e de James Caviezel (um ex-trabalhador da Zoë Tech que parece ter algums contas a ajustar com a empresa). Podemos ver também alguns revoltados com a situação e para reverter a situação do chip gravar-lhes todas as memórias tatuam-se pois os químicos interferem com o chip impossibilitando a continuação da gravação.

No início, A Última Memória cativa-nos pelo tema futurista e pelo excelente desempenho do actor Robin Williams, porém o desenrolar da história o filme torna-se apressado e culmina num final estranho, pois não se relaciona com os factos centrais do filme, mas antes com factos secundários.

® Inês Montenegro