segunda-feira, junho 05, 2006

Election

Título Original:
"Hak se wui" (2005)

Realização:
Johnny To

Argumento:
Nai-Hoi Yau & Tin-Shing Yip

Actores:
Simon Yam - Lok
Tony Leung Ka Fai - Big D
Louis Koo - Jimmy
Nick Cheung - Jet


De dois em dois anos, chega o tempo de eleição do novo líder da mais antiga Tríade de Hong-Kong. De um lado está Lok (Simon Yam) que segue as tradições do clã, enquanto que o seu concorrente Big D (Tony Leung Ka Fai) que anseia pelo poder a qualquer preço, utiliza todos os meios ao seu alcance para atingir a presidência da tríade, nem que para isso tenha que quebrar a tradição de centenas de anos da sociedade…

Esta é a premissa do novo filme do famoso realizador de Hong-kong, Johhny To, que entre outros filmes, conta no seu currículo, com os sucessos comerciais PTU e The Mission, sendo um realizador em actividade há mais de 25 anos. Election trata-se de nada mais nada menos, que um manual de como se processa a eleição do cargo de líder da sociedade ancestral de Hong-Kong, a tríade Wo Sing, sociedade com raízes e tradição centenárias.

Não se trata de um filme de acção, mas sim de um thriller de contornos políticos, onde a ganância e a luta pelo poder são manipuladas pelo cineasta de forma bastante eficaz, nunca tornando o filme monótono ou desinteressante. Tal como O Padrinho de Coppola se centra mais nos conflitos pessoais, também Election desenvolve a narrativa nesse sentido. O argumento resume-se ao jogo de interesses dos dois candidatos a líderes, na busca do artefacto sagrado indispensável para a sua eleição e nos métodos antagónicos utilizados por cada um deles para convencer os membros mais antigos da sociedade (denominados de Tios), para a sua eleição.

Embora possa ser criticável por um argumento bastante linear, Johnny To tem uma realização bastante apelativa conseguindo captar a atenção do espectador até ao clímax final. Contando com um grupo de actores de eleição que compõem um grupo de secundários que são uma mais valia para a película, destaca-se, no entanto, o conceituado actor Tony Leung Kai-Fa, como Big D. A partitura sonora encaixa igualmente na perfeição criando o ambiente que Johnny To pretende.

Election esteve em competição no festival de Cannes de 2005, onde não ganhou nenhum prémio, mas foi o grande vencedor dos prémios de Hong-Kong deste ano, tendo sido galardoado com as distinções de melhor filme, melhor realizador, melhor argumento e melhor actor (Tony Leung Kai Fa). Trata-se de um filme agradável e que se vê de bom grado. A segunda parte, Election 2, já está a caminho.

® Sérgio Lopes