domingo, outubro 14, 2007

O Reino

Título Original:
"The Kingdom" (2007)

Realização:
Peter Berg

Argumento:
Matthew Michael Carnaham

Actores:
Jamie Foxx - Ronald Fleury
Jennifer Garner - Janet Mayes
Chris Cooper - Grant Sykes
Jason Bateman - Adam Leavitt


A guerra do Iraque, a crítica à administração Bush, a luta contra o terrorismo são acontecimentos reais que inspiraram alguns realizadores de renome, de forma que em Hollywood esteja a ser preparada uma fornada de filmes sobre essas temáticas.

O Reino surge na sequência da relação muitas vezes tensa entre os E.U.A. e os seus aliados, neste caso a Arábia Saudita, território perigoso onde operam células de terroristas. Senão vejamos, a Arábia Saudita está em primeiro lugar na produção de petróleo a nível mundial, e os E.U.A. são o país que maior quantidade de petróleo consome.

O acontecimento que despoleta a acção do filme é um atentado bombista em Riade, Arábia Saudita, numa zona habitada por norte-americanos, que provoca um incidente internacional. Ciosos de apanhar o responsável por esse atentado, que entre outras pessoas, causou a morte a dois agentes do FBI, um grupo de quatro agentes federais elabora um plano e parte para a Arábia Saudita enquanto os seus superiores e o governo se enredam em questões políticas.

Com apenas cinco dias para investigar no terreno, o grupo de agentes é recebido com pouca vontade pelos militares árabes e desde logo se percebe que não são bem-vindos. Verifica-se um choque cultural em vários aspectos inclusive na maneira como as autoridades locais lidam com ataques bombistas, dando ordens que dificultam a investigação dos agentes na zona da explosão em Riade.

O Reino é um filme com componentes políticos, económicos e geo-estratégicos que retrata o terrorismo como a ameaça real que é actualmente. O elenco foi uma boa escolha, os actores conseguem vestir bem os seus personagens.

No fim o filme deixa-nos dúvidas inquietantes: O terrorismo é uma guerra sem fim à vista?, Como acabar com o terrorismo se este é uma herança maldita de pais para filhos?

® Isabel Fernandes

1 Comments:

At 10:16 da manhã, Blogger Unknown said...

Bom dia caro Cine7,
Chamo-me Nuno Neves e sou o responsável pela revista que vai acompanhar a edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, o CINANIMA 07. Neste âmbito, estou a realizar um artigo eonde relaciono o festival, o cinema de animação e os blogs portugueses. O meu objectivo é descobrir como é que a blogosfera vê o CINANIMA, se considera um evento que traz efeitos positivos, etc etc. Caso estejam disponíveis, gostava de vos ter no artigo. Pedia-vos que me dessem uma resposta o quanto antes. Aqui ficam os contactos:

e-mail: nunomartinsneves@gmail.com
Tlf: 919176687

Os melhores cumprimentos,
Nuno Neves

 

Enviar um comentário

<< Home