segunda-feira, maio 14, 2007

Liga de Cavalheiros Extraordinários

Título Original:
"The League of Extraordinary Gentlemen" (2003)

Realização:
Stephen Norrington

Argumento:
James Robinson, com base na banda desenhada de Alan Moore e Kevin O'Neill

Actores:
Sean Connery – Allan Quartermain
Naseeruddin Shan – Capitão Nemo
Peta Wilson – Mina Harker
Stuart Townsend – Dorian Gray


Ano de 1899, uma Paz contida é algo que se encontra em diversos países europeus… Cães correm desvairados enquanto ladram, soldados tentam parar um canhão, este leva tudo pela frente, soldados alemães saem de dentro dele, o superior diz: “deixem um único vivo para contar a história”.

Tesouros, “alguns valem mais que outros”, os alemães dizem que não foram eles, alguém diz que “quero o mundo”, isto tudo se passa na Europa – de Berlim a Londres e Veneza. Seguimos para o Quénia, Quatermain – homem de grandes feitos e histórias – é a pessoa que vão procurar, dizem que precisam dele para liderar uma equipa única, pois o império corre perigo.

Enquanto a conversa decorre são atacados, uma bomba é deixada, um edifício pelo ar vai e é deste modo que Quatermain aceita ir liderar a equipa que dizem ser única (algo que disse “Africa nunca me deixaria morrer”).

De novo na Europa num ambiente Quatermain irá conhecer M. que lhe irá dar a conhecer cavaleiros da liga extraordinária: Capitão Nemo e o seu Nautilius; Rodney Skinner – homem invisível; Wilhelmina Harker – vampira; Dorian Gray – imortal; Sawyer – Agente especial dos Serviços Secretos Americanos; Dr Jekyll – Monstro.
Surge um nome Fantasma, é quem faz os ataques na Europa, pois detém cientistas que fabricam as armas que são utilizadas.

Formada a Liga começa então a grande “aventura” para o confronto com o inimigo, mas o inimigo não é só o Fantasma, mas também os medos e receios que cada um tem e só com dificuldade os vão revelando e enfrentando. Pelo meio algumas revelações se vão fazendo, sobre o M. e não só um espião a bordo vai surgir.

Um filme com uma imagem boa e de um desenrolar com movimento constante que nos leva da Europa a Africa, ficção com realidade unem-se e dele sai uma junção agradável de ver, quer a nível de enredo quer a nível dos diversos efeitos especiais que vão subtilmente surgindo acima de tudo não posso deixar de lembrar mesmo que surja por momentos pequenos os sons tão característicos de Africa, pois os outros são bons mas de um timbre totalmente diferente.

Deste modo uma ficção com a realidade mostra-nos que acima de tudo é importante sabermos lidar com os nossos medos e receios, é importante a amizade, é importante a confiança, é importante acreditar e confiar, que por muito que estejamos sós, alguém num lado qualquer precisa de nós, de uma palavra de uma ajuda de um olhar, ou de uma esperança para puder continuar a sua existência.

® Ângela Mateus

4 Comments:

At 11:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eleição do Melhor Filme de Sempre / The Best Movie Voting


O nosso blog quer escolher o melhor filme de sempre, por isso dê a sua opinião dizendo qual

o seu filme de sempre preenchendo o formulário na coluna da esquerda. Esta eleição termina

a 31 de Dezembro de 2007. Vai ao Trailers Blog em http://trailersblog.blogspot.com.

Pedro Afonso
(Responsável do Blog)


Our blog want to choose the best movie since the beginning of cinema, so give your opinion

about what is the best movie using the form in the the left column. The voting will be

finnish in December 31st, 2007. Go to Trailers Blog in http://trailersblog.blogspot.com.



Pedro Afonso
(The Blog Responsable)

 
At 5:47 da tarde, Blogger Flávio said...

Todas as adaptações cinematográficas das obras do Alan Moore ficam sempre aquém dos originais.

 
At 9:14 da tarde, Blogger Loot said...

Não gostei nada deste filme, então quando vi que tinham adicionado o Tom Sawyer na estória, nem queria acreditar.

 
At 9:39 da manhã, Blogger Pedro Pereira 77 said...

7 estrelas por este filme!!! Há gostos para tudo. Eu sou mais uma voz dissonante, achei o filme mau, com uma história muito aquém das espectativas, onde apenas se safaram alguns efeitos especiais.

 

Enviar um comentário

<< Home