domingo, fevereiro 17, 2008

No Vale de Elah

Título Original:
"In the Valley of Elah" (2007)

Realização:
Paul Haggis

Argumento:
Paul Haggis

Actores:
Tommy Lee Jones - Hank Deerfield
Charlize Theron - Det. Emily Sanders
Susan Sarandon - Joan Deerfield


O realizador e argumentista Paul Haggis (Crash, 2004) apresenta-nos “No Vale de Elah”, um filme que reflecte um problema que afecta a sociedade norte-americana e que questiona a continuação de acções militares, no caso do filme, na guerra contra o Iraque.

Os realizadores norte-americanos continuam a fazer filmes sobre as guerras que marcaram a história do país, como a guerra do Vietname (ou sobre as suas consequências sob uma determinada perspectiva) agora a tendência é para o retratar da actualidade correspondente às ofensivas militares dos E.U.A., nomeadamente no Médio Oriente.

O filme conta-nos a história de Hank Deerfield, um ex-militar que procura o filho soldado que, desde a sua chegada da missão no Iraque, não estabeleceu qualquer contacto com os pais. Dirigindo-se à base militar onde supostamente ele estaria, Hank não o encontra e começa a procurar todas as pistas possíveis sobre o estranho desaparecimento do jovem. O pior acontece quando Hank recebe a terrível notícia de que o filho foi encontrado morto, tendo de informar a sua angustiada mulher que espera por notícias em casa. Na busca pela verdade sobre a morte do filho, Hank é ajudado pela detective Emily Sanders, que recorre a todos os meios possíveis para a investigação. Á medida que se vão deparando com uma série de obstáculos, apercebem-se de que a verdade que procuram pode conter factos bastante cruéis.

O Vale de Elah foi o sítio em que, segundo a história bíblica, David venceu o gigante Golias. A mensagem do filme prende-se com as várias interpretações que essa história pode ter. As adversidades, os perigos, os desafios com que nos deparamos ao longo da vida são como um Golias que nós, como David, temos de enfrentar de frente, ainda que no nosso interior haja o mais pequeno sentimento de medo, porque temos de vencer. A guerra é o Golias de muitos soldados, uns sucumbem, outros vencem-no, mas mesmo assim trazem dentro de si uma experiência tortuosa que os modifica, mesmo que o neguem, para o bem e para o mal.

Os actores principais dão mostra do seu talento vestindo a pele de personagens que lhes assentam como uma luva. O destaque vai, como não podia deixar de ser, para Tommy Lee Jones, que até agora tem neste filme o seu melhor desempenho, tendo sido reconhecido pela Academia de Hollywood.

“No Vale de Elah” é um filme que algumas pessoas podem não gostar, porque por vezes o ritmo da história torna-se lento, esticando o argumento até onde der. Contudo, Paul Haggis consegue tratar um assunto controverso do ponto de vista dos sentimentos das pessoas, sem tornar o filme numa lamechice que dê vontade de abandonar a sala de cinema antes da sessão acabar.

® Isabel Fernandes

1 Comments:

At 9:39 da manhã, Blogger Cataclismo Cerebral said...

Concordo inteiramente com a sua crítica a este excelente filme! Tommy Lee Jones tem aqui uma interpretação sublime, mas ainda assim acho que devo realçar um outro papel do actor que consta como um dos seus melhores trabalhos de representação: o de Pete Perkins em "Os Três Enterros de Um Homem".

Abraço!

 

Enviar um comentário

<< Home