segunda-feira, junho 12, 2006

Stoned – Anos Loucos

Título Original:
"Stoned" (2005)

Realização:
Stephen Woolley

Argumento:
Neal Purvis & Robert Wade

Actores:
Leo Gregory - Brian Jones
Paddy Considine - Frank Thorogood
David Morrissey - Tom Keylock
Ben Whishaw - Keith Richards


Artista, estrela pop, ícone da moda, mulherengo e pioneiro da contracultura – Brian Jones foi tudo isto e mais. Durante os sete curtos anos da sua brilhante ascensão para o estrelado e fatídica queda, 1962 – 1969, tornou-se uma lenda da música – criando a mais notável banda de rock n’roll de sempre, os Rolling Stones…

Stoned assenta a sua narrativa numa espécie de biopic sobre os sete anos que compreendem a criação dos Rolling Stones até à morte do seu fundador Brian Jones. São 7 anos de vida boémia, decadente e com o uso e abuso constante de drogas e álcool o que só poderia dar numa primeira instância no seu despedimento dos Rolling Stones, o que de facto veio a acontecer, acabando, mais tarde, por morrer sob circunstâncias misteriosas no dia em que despediu o empreiteiro que remodelava a sua habitação, Frank Thorogood.

O realizador Stephen Wolley passou cerca de 10 anos em pesquisa sobre a vida de Brian Jones, tentando apresentar um retrato fiável e realista da época e procurando uma teoria para a razão da morte do músico. No entanto, o cineasta desenvolve um argumento totalmente cliché, enfatizando as drogas, álcool e sexo e esquecendo por completo o músico virtuoso, membro fundador de uma das melhores bandas de Rock n’ Roll da história da música.

Num filme, em que quer queiramos quer não, os Rolling Stones estão em pano de fundo, outra das deficiências gritantes é o não existir uma única música da banda. Existe uma banda sonora de época até apropriada para a temática em si, mas… nenhuma música dos Stones! Os actores Leo Gregory, no papel de Brian Jones e Paddy Considine no papel do seu empreiteiro Frank Thorogood são bem dirigidos e têm performances bastante razoáveis. Alias, não é pelos actores que o filme é um pouco desapontante, mas sim pela direcção tomada pelo realizador quer a nível de argumento, quer a nível de realização, quer a nível do próprio conceito que quer transmitir.

Embora baseado em factos reais derivados de longa pesquisa, Stoned - Anos Rebeldes termina com uma teoria para a qual a morte de Brian Jones teria sido por assassinato pelo seu empreiteiro Frank Thoroggod que acabou por sucumbir à tentação da vida fácil e de excessos vivida por Brian Jones. È apenas uma teoria mas que possivelmente leva a que o caminho escolhido pelo realizador para o desenvolvimento da narrativa tenha caminhado para esse clímax e não para outro caminho.

Em suma, trata-se de um filme que retrata uma época de loucura com alguma fiabilidade e que interessa ver para quem quiser saber um pouco mais do fundador dos Rolling Stones. Não se trata da biografia da banda, apenas do seu criador que após a sua morte potenciou os Stones à escala mundial até hoje.

® Sérgio Lopes