terça-feira, junho 28, 2005

Sin City

Título Original:
"Sin City" (2005)

Realização:
Robert Rodriguez & Frank Miller

Argumento:
Frank Miller

Actores:
Bruce Willis – Hartigan
Mickey Rourke – Marv
Clive Owen - Dwight


Sempre que sai uma nova adaptação de banda desenhada para o grande ecrã, os fans da nona arte sentem geralmente uma agonia com receio do que dali pode sair, pois infelizmente a história nunca é respeitada na totalidade. Mas o pior é quando a seguir a uma adaptação vem outra de rajada, factor esse que demonstra o quanto os estúdios parecem mais preocupados em quantidade do que qualidade, e que acaba por fazer sofrer os fans ao verem os seus super-heróis favoritos transformados em personagens de filmes que só que não tardarão a cair no esquecimento passados meses.
Porém, apesar de ser mais uma dessas adaptações de b.d. para cinema, Sin City surpreende pelo respeito aos quadradinhos tanto a nível de história e diálogos, como de fabulosos planos iguais aos desenhos da b.d. Uma agradável surpresa para os amantes da junção de nona arte e cinema.

Realizado por Robert Rodriguez e Frank Miller, em Sin City o mundo pertence aos fumadores e é a preto e branco, excepto o sangue que é escarlate, os olhos que são verde-esmeralda e o cabelo que é dourado. Pequenos detalhes a cores que realçam cenas e personagens e que transportam o espectador para dentro da criminalidade presente na cidade criada por Frank Miller, onde não falta o americanismo dos carros que saltam no ar ao acelerarem nas estradas, e dos heróis que levam com toneladas de balas mas que continuam a correr. Sin City é a América criminosa no seu melhor: mortes, violência e terror!
Com a acção do filme dividida e baseada em três episódios da obra de culto de Miller (Sin City, The Big Fat Kill, e That Yellow Bastard), o filme conta com um elenco repleto de grandes actores ao longo das suas três horas: Bruce Willis é Hartigan, um polícia que é incriminado num crime por ele não cometido quando salvou Nancy (Jessica Alba) das mãos criminosas de Sin City há oito anos atrás; Mickey Rourke (irreconhecível e numa interpretação digna de Óscar) é Marv, um brutamontes que ambiciona vingar a morte de Goldie (Jaime King), a única mulher que amou; e Clive Owen no papel de Dwight, um homem que encontra conflito em Jackie Boy (Benicio Del Toro), um polícia obsceno e corrupto que faz a vida negra às “sexys mulheres da cidade”. O filme conta ainda com participações de actores como Elijah Wood, Nick Stahl e Josh Hartnett, entre outros.
Apesar de cada protagonista pertencer a um dos três episódios, as ligações entre certas personagens são compreensíveis não fossem todos eles cidadãos desta violenta cidade.

Sin City pode ser uma adaptação aplaudida pelo facto de ter transportado perfeitamente a história dos quadradinhos para o cinema, mas o filme em si tem tanta vida e é tão peculiar e dinâmico, que pode existir separadamente enquanto “um grande filme de 2005”, e não só enquanto “uma grande adaptação”. Sin City é um filme compreensível mesmo para quem nunca leu a obra-prima de Frank Miller, pelo simples facto de que tudo o que acontece nos quadradinhos está ali. Sem tirar nem por. No seu melhor. (Quase) Perfeição!

@ Fábio Guerreiro