segunda-feira, julho 24, 2006

36 Anti-Corrupção

Título Original:
"36 Quai des Orfèvres" (2004)

Realização:
Olivier Marchal

Argumento:
Dominique Loiseau & Frank Mancuso

Actores:
Daniel Auteuil - Léo Vrinks
Gérard Depardieu - Denis Klein
André Dussollier - Robert Mancini
Roschdy Zem - Hugo Silien


Paris. Por diversos meses, um grupo de homens opera em total impunidade, com uma violência rara. O comissário de polícia, Robert Mancini foi perfeitamente claro com os seus dois tenentes mais conceituados, Léo Vrinks, chefe da BRI, e Denis Klein, chefe da BRB: aquele que conseguir derrotar a gang o substituirá no posto de alto comissário da 36. A luta está a começar entre os dois grandes policias, outrora amigos, hoje separados: as suas vidas, os seus métodos, as suas equipas e uma mulher...

Antes de mais é necessário explicar que Quai des Orfevres é o nome popular para Divisão de Investigação Criminal, localizado no nº36, daí o título do filme. Digamos que Quai des Orfevres se assemelha à Scotlan Yard Francesa.

Realizado por Olivier Marchal (um ex-policia), 36 Quai Des Orfèvres apresenta a luta individual entre Leo Vrinks (interpretado por Daniel Auteil), membro da BRI (Brigade de Recherche et d’Intervention – Brigada de procura e intervenção) e Denis Klein (interpretado por Gerard Depardieu), membro da BRI (Brigade de Repression du Banditisme – Brigada de Repressão Criminal).

Embora em brigadas diferentes, pertencentes à mesma divisão, estes dois homens com um passado em comum, lutam titânicamente, para tentar capturar um bando de malfeitores que semeiam o pânico e a violência na cidade, ainda com o aliciante de o homem que o conseguir fazer, ocupará o cargo de alto comissário da 36. E assim começa a luta entre homens outrora amigos, com métodos completamente distintos e que tudo farão para atingir os seus objectivos.

É este o ponto de partida para um thriller, com ambientes negros e baseado em factos reais descritos por Dominique Loiseau, ex-membro da BRI; co-autor do argumento. Trata-se de um thriller bem conseguido, cativante, embora perca algum fôlego na sua segunda metade e sofra de alguns buracos de argumento gritantes que poderiam deitar tudo a perder, isto porque alguns acontecimentos são algo forçados e não muito credíveis.

Por outro lado, as performances dos dois pesos pesados do cinema francês Daniel Auteil e Gerard Depardieu são, sem qualquer dúvida imaculadas, suportadas por outros grandes actores como Valeria Golino, por exemplo, o que consegue levar o filme no bom caminho.

36 Quai Des Orfèvres, tem sido muitas vezes referenciado como uma versão francesa de Heat, com Al PAcino e Robert De Niro. Obviamente que será um exagero esse epíteto, mas que tem certas semelhanças, isso tem. No fundo, é um filme francês moderno que soube beber as influências noir dos anos 70, adequa-as aos nossos tempo e mesmo não sendo um filme perfeito é melhor do que muita coisa que povoa os nossos cinemas nacionais. Vale a pena o seu visionamento.

® Sérgio Lopes