domingo, fevereiro 05, 2006

Memórias de uma Gueixa

Título Original:
"Memoirs of a Geisha" (2006)

Realização:
Rob Marshall

Argumento:
Robin Swicord, com base no livro homónimo de Arthur Golden

Actores:
Zhang Ziyi – Sayuri
Administrador – Ken Watanabe
Mameah – Michelle Yeoh
Gong Li - Hatsumono


Memórias de uma Gueixa é um filme baseado no best-seller homónimo de Arthur Golden, que por sua vez, o escreveu inspirado na vida de uma verdadeira gueixa. O livro foi publicado em 1997 e obteve grande êxito. Durante algum tempo o projecto esteve nas mãos de Spielberg, que acabou por fazer outros filmes e não este, e o lugar de realizador ficou para Rob Marshall (Chicago).

Poucos anos antes da 2ª guerra mundial, numa pobre aldeia de pescadores a pequena Chiyo é vendida pelo pai para ser ensinada numa casa de gueixas. Lá é castigada pela “Mãe” (a dona da casa) pelas suas tentativas de fuga, acabando por habituar-se à sua vida de serviçal. Vida essa que é dificultada por Hatsumono, a gueixa que sustenta a casa, e que a inveja pela invulgar cor azul dos seus olhos e pela beleza que em breve começará a desabrochar. Um dia Chiyo conhece um importante homem a quem chamam Administrador quando ele a encontra na rua e gentilmente lhe oferece um doce. Deslumbrada pelas gueixas que o acompanhavam, Chiyo deseja tornar-se ela própria uma gueixa para poder acompanhar o Administrador.

Quando é entregue aos cuidados de Mameah, uma conhecida gueixa, Chiyo passa a chamar-se Sayuri e aprende tudo o que uma gueixa deve saber: vestir bonitos kimonos, usar a tradicional maquilhagem branca na cara e pintar de vermelho os lábios, tocar um instrumento musical e dançar. Sayuri aprende também que, ao contrário do que muita gente pensa, uma gueixa não é uma prostituta (gueixa significa artista), nem amante, mas sim uma acompanhante de homens ricos e conhecidos com quem conversam, servem saké com um toque de sedução nos salões e podem acompanhá-los noutros lugares públicos. Sayuri cresce e em pouco tempo a sua beleza e o seu talento para dançar tornam-na numa das mais requisitadas gueixas, disputando com Hatsumono os homens mais importantes. Amando em segredo o Administrador, Sayuri não consegue revelar-lhe os seus sentimentos, pois uma gueixa não o deve fazer, uma gueixa não deve amar.

Memórias de uma Gueixa é um filme visualmente deslumbrante com um enredo que nos leva ao tradicional e exótico mundo oriental que sempre tem despertado a nossa curiosidade, a dos ocidentais. A acção do filme parecerá lenta aos olhos de quem não aprecia a temática. Permanece uma dúvida: poderá um realizador americano ter retratado bem o mundo das gueixas ou um realizador chinês ou japonês teria tornado este filme mais rico do que é em termos de cultura? Como não são só os cenários belos que fazem um bom filme, o argumento parece-me bom, mas falta-lhe qualquer coisa… O elenco foi bem escolhido, com destaque para a protagonista: Zhang Ziyi (O Tigre e o Dragão, O Segredo dos Punhais Voadores).
Por fim, deixo ao critério de quem leu o livro de Arthur Golden as comparações com o filme.

® Isabel Fernandes

1 Comments:

At 11:10 da tarde, Blogger Sérgio Lopes said...

Estamos de acordo plenamente neste filme. Até na classificação. Passa por www.cineasia.blogspot.com e compara com a minha review ok?

Cumprimentos,

Sérgio Lopes

 

Enviar um comentário

<< Home