segunda-feira, março 06, 2006

Tubarão

Título Original:
"Jaws" (1975)

Realização:
Steven Spielberg

Argumento:
Peter Benchley, Carl Gottlieb, Howard Sackler, John Milius & Robert Shaw

Actores:
Roy Scheider - Police Chief Martin Brody
Robert Shaw - Quint
Richard Dreyfuss - Matt Hooper
Lorraine Gary - Ellen Brody


A pacífica comunidade da ilha de Amity sente-se aterrorizada. Há algo no mar a atacar os banhistas. As pessoas não conseguem usufruir do sol e do mar como dantes e esse medo vai-se espalhando, afectando os inúmeros turistas que visitam a área nessa época do ano. Trata-se da ameaça real de um tubarão branco de dimensões enormes. È portanto, necessário juntar esforços para abater essa fonte de terror. O xerife Brody e os seus amigos Hooper e Quint decidem partir à caça do grande tubarão branco e pôr fim ao terror reinante nas praias de Amity…

Tubarão trata-se, provavelmente, da obra-prima de Steven Spielberg, na medida em que é unânime se dizer que é um dos melhores filmes de terror alguma vez fabricados e que passados cerca de 30 anos continua ter o mesmo efeito aterrador e actual.

Baseado no best-seller de Peter Benclhey, venceu 3 Óscares da Academia nas categorias de Melhor Música (fabulosa partitura sonora associada imediatamente a Jaws – Tubarão), Melhor Som e Melhor Montagem.

Protagonizado por Robert Shaw, Roy Scheider e Richard Dreyfuss, o filme chocou e encantou o seu público pelo mundo fora, sendo um campeão instantâneo de bilheteiras e continuando a vender um número significativo de cópias em dvd desde a sua edição recente de comemoração de 25 anos.

Tubarão é um hino ao suspense. Spielberg cria um ambiente de preocupação e medo tão intenso que consegue transparecer para os espectadores. Tudo no filme roça a perfeição, desde as categorias nomeadas para Óscar, bem como uma narrativa sempre interessante, argumento bem delineado, personagens bem caracterizadas e excelentemente compostas pelos respectivos actores, dando-lhes um ar de realismo; e é claro a enfatização do medo do desconhecido, personificado pela estrela da companhia, o magnífico tubarão branco, completamente aterrador e imponente.

Spielberg consegue, com Tubarão, criar um dos primeiros grandes blockbusters de verão, com um filme de terror em que o que nos aterroriza é o suspense e o medo do desconhecido. Podia facilmente ter descambado pelos caminhos do gore, mas Spielberg optou por aquilo que realmente nos mete medo: aquilo que não conhecemos bem ou que não vemos. Para a nossa memória fica a cena clássica do grande tubarão branco a subir ao barco em pleno alto mar e a engolir literalmente um dos 3 perseguidores. Quem não se lembra dessa cena aterrorizante e clássica dentro deste filme clássico?

Tubarão, para além de ter vencido nas categorias anteriormente referidas, foi também nomeado para o Óscar de melhor filme desse ano tendo perdido para o fabuloso “Voando sobre um ninho de cucos”. Tubarão continua a ter o seu espaço nos clássicos de suspense e mesmo que os efeitos especiais estejam um pouco menos actuais consegue sempre aterrorizar o espectador e prendê-lo ao écrân do inicio ao último minuto. Um clássico indispensável.

® Sérgio Lopes