domingo, fevereiro 19, 2006

Demolidor - O Homem Sem Medo

Título Original:
"Daredevil" (2003)

Realização:
Mark Steven Johnson

Argumento:
Mark Steven Johnson

Actores:
Ben Affleck - Matt Murdock/Daredevil
Jennifer Garner - Elektra Natchios
Colin Farrell - Bullseye
Michael Clarke Duncan - Wilson Fisk/The Kingpin


De alguns anos a esta parte temos sido testemunhas de um fenómeno massivo de adaptações cinematográficas a partir de heróis de banda desenhada. Dependendo do sucesso que esses filmes obtêm, podem ou não ter um seguimento, chegando até a ser trilogias, como é o caso dos X-Men que este ano terão mais aventuras no terceiro filme. A adaptação massiva de heróis de banda desenhada ao cinema parece ser um sintoma preocupante de grave crise de inspiração da fábrica de filmes hollywoodiana. Isto juntamente com a crescente (e enriquecedora) pirataria de filmes contribui para que os espectadores não se sintam motivados para assistir a filmes no cinema.


Vamos então à história do Demolidor – personagem criada por Stan Lee. Matt Murdoch é um advogado preocupado com a criminalidade na zona de Hell’s Kitchen, onde cresceu. Um incidente com um produto químico roubou-lhe para sempre a visão, mas não fez dele um debilitado, antes pelo contrário. Com a morte do pai, perpetrada por criminosos, Matt jura fazer justiça. Com o passar do tempo desenvolve de forma extraordinária os seus outros sentidos, por exemplo: consegue ouvir o bater do coração de uma pessoa que esteja a alguns metros de distância. Mas foi o apurado olfacto que lhe trouxe sorte, pois foi desse modo que o perfume de uma mulher lhe chamou a atenção. Após muita resistência Elektra Natchios, filha de um milionário que trabalha para Kingpin, o rei do crime (conhecido em Portugal como Rei), revela-lhe o seu nome. A partir desse momento a chama da paixão acende-se para Matt e Elektra, sem que esta saiba que ele é o Demolidor.


Na noite da mítica cidade de Nova Iorque, já povoada por outros heróis, no seu esconderijo Matt veste o seu fato vermelho e torna-se no Demolidor, sem qualquer medo dos seus adversários persegue os criminosos de Hell’s Kitchen que estão todos ao serviço de Kingpin. Quando a existência do Demolidor começa a atrapalhar-lhe os planos, Kingpin envia ao seu encontro o alucinado Bullseye (traduzido para português como Mercenário), que tem uma incrível e mortal pontaria com qualquer objecto.


Demolidor parece ser o mais humano dos heróis, com a particularidade de ser cego. Não tem as teias do Homem-Aranha nem os poderes e a capacidade de voar como o Super-Homem tem. O que Demolidor tem como arma são as suas capacidades físicas e uma bengala de cego que se transforma num bastão especial para combater o crime. Deve ser referido o bom trabalho feito com efeitos especiais de câmara para nos demonstrar como o herói vê o mundo (parece um negativo de fotografia a três dimensões). No que toca à história do filme, esta parece-me demasiado centrada no romance de Matt e Elektra. Quem espera só acção sem limites e combates só vai tê-los moderadamente, como se fosse um filme a meio gás. Em relação às personagens, destaca-se Bullseye pelo seu olhar alucinado e jeito cruel, Colin Farrell compôs bem a sua personagem, já Ben Affleck parece ter maior aptidão para herói romântico. Por último uma nota positiva à banda sonora do filme que conta com dois conhecidos temas dos Evanescence.

® Isabel Fernandes

6 Comments:

At 8:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

NÃO é uma boa adaptação do universo do Daredevil :)

 
At 12:48 da tarde, Blogger David Santos said...

Muito mau.
Nada de novo.
um ben aflleck no seu pior.

 
At 7:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

péssimo... nem o desempenho de colin farrel salvou o filme!

 
At 2:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Ben Affleck é dos maiores broncos do cinema, esse filme nunca seria fixe com ele. Lembro-me de uma das poucas cenas bonitas do filme... aquela cena em que começa a chover e ele "vê" o rosto dela pela primeira vez e diz " OHH YOU ARE SO BEAUTIFUL " - com voz do antigo bronco francisco do anjo selvagem. Estragou a cena toda.

 
At 12:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Yup, é mauzito este :|...

Bjs

 
At 6:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu já vi o filme e adorei!até pedi o filme à minha mãe.o demolidor vê mesmo?

 

Enviar um comentário

<< Home