segunda-feira, julho 03, 2006

Ab-Normal Beauty

Título Original:
"Sei mong se jun" (2004)

Realização:
Oxide Pang Chun

Argumento:
Oxide Pang Chun

Actores:
Anson Leung - Anson
Michelle Mee - Jiney's Mum
Race Wong - Jiney
Rosanne Wong - Jas


Jiney é uma jovem fotógrafa não satisfeita com o seu trabalho. Um dia após assistir a um acidente de carro descobre a sua paixão por tirar fotos às pessoas no momento da sua morte, o que a irá conduzir a uma obsessão por fotografar cadáveres ou vítimas moribundas. Juntamente com a sua amiga Jas, Liney irá tentar pôr fim a essa obsessão mórbida, quando subitamente recebe uma cassete de vídeo de um assassino que partilha as mesmas ideias de Jiney…

Após o estrondoso sucesso de The Eye, os irmãos Pang separam-se e Oxide Pang realiza uma série de obras menores, voltando à boa forma, (com a ajuda do seu irmão) realizando Abnormal Beauty.

Abnormal Beauty, não pode ser classificado como filme de terror, mas mais como um thriller com cenas de extrema violência. É um olhar fascinante sobre a obsessão de uma mulher pela morte. O estilo dos irmãos Pang está lá: Visualmente soberbo e colorido, com um ambiente soturno e a música colocada na altura certa para criar excelentes momentos de tensão. O último terço do filme é bastante brutal e violento fazendo lembrar um pouco as cenas de tortura ao estilo do filme Saw.
A cena final é perturbadora e muito bem filmada. Infelizmente, o clímax é previsível e pouco eficaz. O cineasta consegue criar um filme visualmente elegante e audaz, baseado num fascinio quase obsessivo pela morte, mas falta algo para ser considerado uma obra-prima. A actriz Race Wong tem um excelente desempenho como a fotógrafa Janey, tal como, Roseanne Wong que personifica a sua amiga íntima, pseudo-lésbica. Curiosamente, na vida real, as duas actrizes são irmãs gémeas.

E de facto, Abnormal Beauty tem mais pontos positivos do que negativos: a beleza estética está lá, a atmosfera de tensão, os bons diálogos e interpretações, e a enfatização do carácter emotivo dos personagens. No entanto, o estilo voyeurista já explorado em filmes como 8Mm, por exemplo, e o final um pouco forçado, contribuem igualmente para o menor valor da película.
O material definitivamente é bom, mas o seu potencial podia ser bem mais explorado pelo cineasta. É um filme a ver, para quem gosta do trabalho dos irmãos Pang, mas não comparável à sua obra-prima, The Eye, ficando claramente uns furos abaixo desta.

® Sérgio Lopes

4 Comments:

At 7:23 da tarde, Blogger Criswell said...

Parece interessante...

 
At 12:04 da manhã, Blogger Lua Obscura said...

Desafio cinematográfico...

 
At 3:18 da manhã, Anonymous Artur Almeida said...

Bem, ao ler a premissa só me vem à cabeça o muito bom filme de Michael Powell "Peeping Tom - A Vítima do Medo". Certamente que Pang teve-o como uma influência mesmo enorme. Tenho quase a certeza da existência de imensas alusões ao filme de Powell a propósito deste "Ab-Normal Beauty".

Cumprimentos

 
At 12:08 da tarde, Blogger cine-asia said...

Realmente vê-se bem e os irmãos Pang têm um estilo inconfundivel, mas o final quase deita tudoi a perder. Mas vê-se bem...

 

Enviar um comentário

<< Home