terça-feira, maio 24, 2005

Crossroads - Destinos

Título Original:
"Crossroads" (2002)

Realização:
Tamra Davis

Argumento:
Shonda Rhimes

Actores:
Britney Spears – Lucy
Zoe Saldana – Kit
Taryn Manning - Mimi



Cantor pop que se preze tenta sempre ter uma carreira no cinema. E filme de cantor pop que se preze acaba (quase) sempre por ser um desastre cinematográfico. É assim desde os tempos de Elvis Presley, foi assim com os Beatles, e há-de ser assim com Britney Spears (& Lda.), caso a jovem pense fazer disto mais uma forma de obter o seu ganha-pão.

Para quem nunca viu o filme a história é sobre três raparigas super amigas que se adoram, que ao enterrarem uma caixa com os planos de cada uma em relação ao futuro, juram que quando acabarem as três o Liceu, voltam ali para desenterrar a caixa (que estranhamente aguenta-se ali um belo par de anos sem ser comida pelos bichos).
Depois a história avança para o presente e elas já não são as super amigas que se adoram coisa nenhuma. Agora já não se falam, ignoram-se umas às outras e ainda falam mal pelas costas. Porém, na noite de fim de Liceu, lá vão as três contrariadas desenterrar a caixa (cuja validade já era para ter caducado). Cavam, abrem a caixa, recordam-se de quando eram amigas e decidem ir todas numa viagem até ao outro lado da América para realizarem sonhos pessoais, na companhia e boleia de um rapaz que não conhecem de lado nenhum (o protagonista masculino). Depois é a aventura do costume: acaba o dinheiro, o carro avaria-se, choros, risos, abraços, e promessas de nunca mais deixarem de ser as super amigas que se adoram outra vez. Fim.

Isto parece-lhe familiar? Então é porque é mesmo. Possivelmente recorda-se deste argumento porque é muito simular àquele filme feito pela Jennifer Lopez há uns anos, e àquele feito pela Mariah Carey antes dela ficar deprimida, e àquele que a Madonna fez mas que ninguém nunca viu. Tudo igual, só muda a protagonista.

Crossroads – Destinos não acrescenta nada de novo ao cinema, pelo contrário, até o regride. É o típico filme adolescente com zangas e pazes por tudo e por nada. Contudo nem é dos piores, embora seja dos maus.
Uma das cenas mais infelizes do filme ocorre precisamente quando a personagem de Britney Spears canta num karaoke, e arranja muito dinheiro para o já falido clã em início de viagem. É ridícula a recepção calorosa das pessoas presente no bar, que cantam e dançam como se não soubessem que a jovem faz playback, ou não fosse ela Britney Spears na realidade.
Mas estranhamente a jovem até que não está tão mal em comparação com as suas contemporâneas. A sua interpretação até que é convincente, tendo em conta que a personalidade da personagem é muito parecida à pessoa que Britney era/parecia ser naquela altura. E como é sabido, nada é melhor do que uma estreia no cinema onde fazemos de nós próprios.

Crossroads – Destinos não é um filme que se aconselhe a qualquer pessoa. É preciso ser fan de Britney Spears, amante de filmes teen, ou então ter a sorte (ou azar!) de se cruzar com este filme na televisão durante um deprimente domingo. Só com estas condições, e a muito custo, é que alguém pode conseguir ver o primeiro filme com Britney Spears, do princípio ao fim.

® Fábio Guerreiro

4 Comments:

At 10:09 da manhã, Blogger gonn1000 said...

Olha que por vezes há cantores que até surpreendem pela positiva. Não sou fã de Eminem - longe disso - mas gostei de "8 Mile"...

 
At 3:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

nao gosto do comentario
pois vi o filme adorei! posso confessar k ate chorei!!!!
pois muitas das vezes é o k se passa na vida dos adolescentes....
kando se faz um comentario sobre um filme nao podemos ver so a nossa opiniao, mas sim a dos outros

 
At 3:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

olá ! acho muito bvem k des a tua opiniao, mas nau acho nada bem k influencies outras pessoas a detestarem exe fil...pk é um filme k kuase toda a gente gosta...por ixu deixa as pexoas decidirem ok?ah e a Britney Spears tenhu mta pena dela sabs pk?pk ah muita gente como tu a atentar deita-la a baixo e a fazê-la sofrer com invejas

 
At 4:19 da tarde, Blogger diana said...

eu fa vi o filme e adorei e gostava de ver outra ves eu gosto muito da briteny bjx diana caçador açores sao miguel 18 anos

 

Enviar um comentário

<< Home