domingo, outubro 01, 2006

World Trade Center

Título Original:
"World Trade Center" (2006)

Realização:
Oliver Stone

Argumento:
Andrea Berloff

Actores:
Nicolas Cage – John McLoughlin
Michael Peña – Will Jimeno
Maria Bello – Donna McLoughlin
Maggie Gyllenhaal – Allison Jimeno


Com uma história repleta de acontecimentos marcantes não só para os próprios E.U.A. como para outros países do mundo, são muitos os filmes americanos que retratam no grande ecrã esses mesmos acontecimentos. Há quem critique por ser cedo demais, no entanto cinco anos volvidos após aos atentados terroristas de 11 de Setembro, eis que chegam de Hollywood dois filmes que apresentam diferentes tipos de abordagem a uma tragédia que ainda permanece como ferida aberta no coração dos norte-americanos: Voo 93 de Paul Greengrass e World Trade Center de Oliver Stone, sobre o qual centraremos a nossa atenção.

Neste filme Stone conta-nos a história real vivida por dois agentes do Departamento de Polícia da Autoridade Portuária: o experiente Sargento John McLoughlin e o novato Will Jimeno. Juntamente com alguns colegas, foram dos primeiros agentes de autoridade a chegar às torres gémeas para ajudar na evacuação das pessoas. Estavam entre a passagem dos dois edifícios quando a torre sul começou a ruir. Jimeno e McLoghlin perderam os três colegas que os acompanhavam com equipamento de resgate e ficaram longas e tortuosas horas presos debaixo dos pesados escombros, separados um do outro por uma distância de cinco metros, gravemente feridos e tentado sobreviver a todo o custo na esperança de que alguém os viesse salvar. Enquanto isso as suas mulheres: Donna McLoughlin e Allison Jimeno e restantes familiares, já confusos com a diversidade de informações, esperavam e desesperavam por saber se eles estavam vivos ou mortos.

Oliver Stone é, como o seu apelido, um nome pesado do cinema norte-americano, capaz de realizar filmes que conquistam boas críticas, como: Platoon – Os Bravos do Pelotão (1986) e Nascido a 4 de Julho (1989) que lhe valeram dois Óscares, e capaz de desiludir quase completamente com filmes como o seu mais recente: Alexandre, O Grande (2004). Polémico, ousado ou contestatário da direita, o certo é que Stone conseguiu em World Trade Center deixar de lado polémicas que incluem as muitas dúvidas que ainda permanecem por esclarecer e que deram azo às mais variadas teorias de conspiração, algumas delas recaindo sobre o próprio governo norte-americano, e naturalmente, sobre o seu próprio presidente.

Em suma, convicções políticas à parte, World Trade Center é um filme sobre a tragédia sentida na pele pelos nova-iorquinos, filmada da mesma forma com que eles a viram, quase incrédulos, e não um filme sobre um ataque terrorista. É difícil filmar um acontecimento desse tipo, pois trata-se de um drama real e não uma ficção, e aí surge a necessidade de se afastar de características documentais. É de assinalar o exagero satírico (provavelmente intencional por parte do realizador) conferido à figura real do antigo marine Dave Karnes, papel desempenhado por Michael Shannon. Com uma fervorosa e inabalável fé e espírito de solidariedade que o impelem a atender a uma chamada divina, a uma chamada de dever por cumprir, o heróico marine, que simboliza claramente o patriotismo americano, realiza uma autêntica peregrinação desde a sua terra até chegar aos escombros das torres gémeas, ao Ground Zero, e procurar sobreviventes. Apesar de existirem outros filmes com histórias de sobrevivência, World Trade Center, pela veracidade da história que o reveste e a maneira como é narrada, não é um filme a pôr de lado.

® Isabel Fernandes