sexta-feira, fevereiro 24, 2006

A Diva da Moda

Título Original:
"Sweet Home Alabama" (2002)

Realização:
Andy Tennant

Argumento:
Douglas J. Eboch & C. Jay Cox

Actores:
Reese Witherspoon - Melanie Smooter/Carmichael
Josh Lucas - Jake Perry
Patrick Dempsey - Andrew Hennings
Candice Bergen - Mayor Kate Hennings


O género cinematográfico tipicamente catalogado de comédia sempre foi, em parte, visto com desdém por muitos. Embora seja o tipo de filme que é largamente explorado e por aí se poder em parte entender a razão pela qual se vê a comédia como um termo quase pejorativo, a verdade é que são muitos os bons filmes que nos fazem rir, sejam eles concebidos a partir dessa base (fazer apenas rir, ou seja, uma “comédia”) ou sejam filmes de outros géneros que fazem com que o espectador se ria (aqui é necessário diferenciar o que nos faz rir com intenção daquilo que nos faz rir por pura patetice mas isso é outra história). Assim, de uma forma geral, a comédia (seja ela na sua vertente mais pura ou as comédias ditas românticas, etc) é género que, se bem feito, consegue ter o seu encanto. Não são por norma filmes brilhantes mas, se dentro de um género todos os estereótipos são devidamente aproveitados, não que deixar de lhe dar o devido valor. Este é o caso do filme de que falo esta semana, Sweet Home Alabama, uma comédia romântica leve, bem-disposta que não tenta ser mais do que é, uma típica história de amor com piada pelo meio que tenta única e exclusivamente divertir.

Melanie Carmichael (Reese Witherspoon) é uma designer de moda bem sucedida em Nova York que se vê repentinamente noiva do seu namorado Andrew Hennings (Patrick Dempsey) que é o filho da presidente da câmara da cidade. A felicidade é enorme mas existe ainda um ligeiro problema por resolver que é divorciar-se do seu marido, Jake Perry (Josh Lucas), que se encontra em Alabama há já muitos anos desde que Melanie decidiu abondonar a vida que tinha. Viajando de novo para a terra que ela preferia para sempre esquecer, Melanie rapidamente vai aprender que há coisas que nunca deixam o nosso coração por muitos que se tente.

Como referi anteriormente Sweet Home Alabama é uma comédia romântica despretensiosa que se limita a fazer bem a típica história já vista e revista centenas de vezes. Talvez por nunca abandonar o caminho seguro que já há muitos anos está traçado para um filme deste género é que esta obra acaba por ser, de uma forma geral, muito bem conseguida. A realização é competente, o trabalho dos actores produz o resultado desejado e a história, sem acrescentar nada de novo, consegue ser muito agradável e eficaz. A simplicidade adjacente ao argumento é complementada pelo próprio universo onde se desenrola a história (Alabama) e a sensação com que ficamos de que, por vezes, a simplicidade faz de facto imensa falta às nossas ocupadas e turbulentas vidas é bastante aprazível.

Concluindo (e correndo o risco de estar a ser repetitivo), Sweet Home Alabama, é uma obra bem conseguida sem nunca tentar ser mais que aquilo que é, uma comédia romântica feita para nos divertir. Sob esse ponto de vista é uma obra recomendável a qualquer amante deste género de filmes. A todos os outros que não apreciem este género de filmes, não será este que vos vai fazer mudar de ideias.

Até para a semana e bons filmes...

® Bruno Sá