sexta-feira, dezembro 14, 2007

Skinwalkers

Título Original:
"Skinwalkers" (2006)

Realização:
James Isaac

Argumento:
James DeMonaco & Todd Harthan

Actores:
Jason Behr - Varek
Elias Koteas - Jonas
Rhona Mitra - Rachel
Natassia Malthe - Sonja


Nítido filme de série B, com um argumento ridículo e um desenvolvimento idiota.

A saber, existem lobisomens com origens nativo-americanas, uns são bons e outros maus. Os maus gostam de aproveitar as noites de lua cheia para se alimentarem de sangue humano vertido de gargantas gotejantes, os bons trancam-se até que a sua pilosidade seja socialmente aceite novamente. Existe uma lenda sobre o fim da maldição, envolvendo uma criança especial na noite de lua vermelha que coincidirá com o seu 13º aniversário. Isso será dentro de quatro dias, os bons protegem a criança e os maus querem matá-la enquanto é tempo.

Temos então que os Skinwalkers (caminhantes-de-pele) afinal deveriam chamar-se Furwalkers (caminhantes-de-pêlo), e mesmo assim a sua alcunha permanece no segredo dos deuses. Também no segredo dos deuses fica a razão de estes lobisomens terem origem nativo-americana, quando nenhum dos actores o é. Elias Koteas (Crash) lidera os bons e Jason Behr (Roswell) os maus. Nenhum deles é um bom cartão de visita ao filme.

Com muita palha pelo meio, há apenas lugar a duas confrontações, sendo uma um tiroteio (sem referências a balas de prata) entre os grupos rivais (os bons andam de caravana e os maus de harleys) e outra uma confusão de pêlo entre dois ursos de dentes afiados.

É uma produção de Stan Winston, mestre de FX (Terminator) que tem um pequeno estúdio só para fazer currículo e encher as estantes dos clubes de vídeo com sensaborias de terror. Conta ele que se interessou imediatamente pelo guião deste filme, mas que o mesmo acabou por ser comprado por outrem, vindo mais tarde a parar novamente às suas mãos, o que o deixou muito contente. Por muito que o quiséssemos ver feliz, preferiríamos que tivesse melhor gosto.

É por isso de notar que David Cronenberg, produtor do filme numa fase inicial, saltou do projecto assim que viu o rumo que este estava a tomar, e o realizador James Isaacs (Jason X) teve de se pôr à estrada à procura de novos investidores, antes de ser recebido de braços abertos por Stan Winston.

O cartaz é a única coisa bem feita de Skinwalkers, e nem é preciso ver o filme para o apreciarmos. Poupa tempo. Se este filme pudesse ser mais estúpido, sê-lo-ia.

® Ricardo Lopes Moura