quarta-feira, agosto 02, 2006

Uma Andorinha fez a Primavera

Título Original:
"Une Hirondelle a fait le Printemps" (2001)

Realização:
Christian Carion

Argumento:
Christian Carion & Eric Assous

Actores:
Michel Serrault - Adrien
Mathilde Seigner - Sandrine Dumez
Jean-Paul Roussillon - Jean
Frédéric Pierrot - Gérard


Aos 30 anos, Mathilde, uma técnica de informática parisiense, decide deixar o seu emprego confortável, mas rotineiro, para se tornar agricultora, um sonho antigo mas até então sem concretização.
Assim, deixa a cidade e parte para uma quinta numa zona rural, onde convive durante os primeiros meses com o ex-proprietário desta, Adrien, um velho agricultor que pretende deixar a actividade em breve.

Sustentado sobretudo pela conturbada relação dos seus dois protagonistas, Uma Andorinha fez a Primavera proporciona um interessante olhar sobre o quotidiano campestre e assinala a estreia de Christian Carion na realização.

Geralmente plácido e sereno, o filme apresenta um competente estudo de personagens, centrando-se em duas figuras que, embora possuam pontos de vista algo divergentes, acabam por gerar um peculiar relacionamento e apercebem-se de que a tradição e a inovação não são necessariamente incompatíveis.

Christian Carion oferece um retrato curioso do dia-a-dia campestre, dando tanto espaço à prosperidade como a inesperadas contrariedades, e aposta numa realização de traços apropriadamente realistas, próximos de um estilo documental. Mathilde Seigner e Michel Serrault compõem de forma convincente duas personagens marcadas pela obstinação e solidão, com desempenhos espontâneos e credíveis.

Contudo, apesar destes bons elementos, falta a Uma Andorinha fez a Primavera alguma intensidade dramática que o faça tornar-se numa experiência cinematográfica mais marcante. É um filme competente e correcto, mas também demasiado linear e cauteloso, sem grandes doses de risco. Não deixa de ser, no entanto, uma película simpática e uma primeira-obra promissora e acolhedora, ainda que sem o golpe de asa que lhe permita atingir vôos mais altos.

® Gonçalo Sá