domingo, abril 30, 2006

Em Nome do Pai

Título Original:
"In the Name of the Father" (1993)

Realização:
Jim Sheridan

Argumento:
Terry George & Jim Sheridan baseado na obra autobiográfica de Gerry Conlon

Actores:
Daniel Day-Lewis - Gerry Conlon
Emma Thompson - Gareth Peirce
Pete Postlethwaite - Giuseppe Conlon


Chegam-nos até hoje casos de pessoas que, por determinados motivos, cumpriram pena de prisão sem terem cometido o crime do qual são acusadas. Foi que aconteceu a Gerry Conlon. O realizador Jim Sheridan quis mostrar a história verídica de Gerry (que ainda hoje constitui uma vergonha para a polícia britânica) certamente para dar conta de que nem sempre os agentes da justiça agem para que ela seja cumprida e que nem sempre a justiça é cega.


O filme inicia-se com o retratar do ataque bombista da IRA (Irish Republican Army) a um bar londrino em 1974. Faz-se negro o écran e surge a voz de Bono entoando o tema do filme. Estamos em finais dos anos 80. Enquanto viaja no seu automóvel, a advogada Gareth Pierce coloca no rádio a cassete em que Gerry gravou a sua história. E então a narrativa volta atrás no tempo levando-nos para as conturbadas ruas de Belfast (Irlanda do Norte) onde Gerry arranja sarilhos com as tropas britânicas. O confronto acaba por colocá-lo frente a frente com agentes da IRA, fartos das suas brincadeiras e pequenos roubos. Giuseppe, o sábio pai de Gerry, receia que alguma coisa lhe possa acontecer e resolve enviá-lo para Londres para a casa da Tia Annie Maguire, na esperança de que arranjasse algum emprego.


Gerry é um jovem rebelde que ignora os conselhos do pai e acaba por juntar-se a uma comunidade hippie onde se vive segundo os ideais da liberdade, do amor e…da droga. Mas o bom clima dura pouco e Gerry, juntamente com o seu amigo Paul são obrigados a deixar a comunidade, devido ao clima instável que se começara a gerar. Vagueiam sem dinheiro nas ruas de Londres, sem dinheiro nos bolsos, até que se dá o atentado ao bar. Gerry estava no lugar errado e à hora errada. Ele e quatro dos seus amigos são presos e torturados pelos agentes da polícia, que pressionados pelo próprio sistema que representam e pela indignação da opinião pública, querem à força encontrar os culpados. Obrigado a assinar uma confissão falsa, Gerry acaba por fazer com que o pai, a tia Annie e os filhos desta fossem presos e acusados de serem cúmplices. Surgem provas adulteradas e o juiz acaba por ordenar a prisão para todos. Levado para uma prisão de alta segurança, juntamente com o pai, o jovem acaba por descobrir no pai uma força interior que não julgava que existisse. Pouco a pouco deixa de lado o seu tom e atitudes de rapaz rebelde, iniciando com o pai uma luta contra a injustiça e tentativas para provar a sua inocência. Luta essa que duraria quinze longos anos.


Salta imediatamente à vista a excelente interpretação de Daniel Day-Lewis, nomeado para um Óscar pelo seu desempenho neste filme. Ficamos com a impressão agradável de que ele se esquece que está a representar e assume a identidade da sua personagem.
Em Nome do Pai representa toda uma realidade conflituosa vivida na Irlanda do Norte em que a mais pequena provocação de uma das forças em conflito pode desencadear distúrbios. Por outro lado, há a crítica ao sistema judicial britânico retratado como intolerante, obsessivamente preocupado em arranjar um culpado ou bode expiatório para resolver depressa a questão do atentado e causar boa impressão à opinião pública.

Existem muitos filmes sobre a biografia de pessoas que por determinados feitos se fizeram notar e este vale a pena alugar num videoclube ou comprar numa loja para fazer parte da nossa colecção.


® Isabel Fernandes