terça-feira, novembro 15, 2005

Futebol Australiano

Título Original:
"Australian Rules" (2002)

Realização:
Paul Goldman

Argumento:
Paul Goldman, adaptado da obra "Deadly Unna?" de Phillip Gwynne

Actores:
Nathan Phillips - Gary 'Blacky' Black
Luke Carroll - Dumby Red
Lisa Flanagan - Clarence


Baseado no bestseller "Deadly Unna?" de Phillip Gwynne, o filme Futebol Australiano estreou em 2002 e desde então tem vindo a ser considerado pelos críticos (e não só) como um dos expoentes máximos do actual cinema australiano. Aplausos e elogios que em muito se devem à realização do estreante Paul Goldman e às excelentes actuações de todo o elenco, mas cujo principal encómio encontra-se na qualidade realista com que a película retrata uma das grandes feridas que a Austrália ainda tem por sarar desde a sua infância enquanto nação: o profundo preconceito racial que divide “australianos” e aborígenes.

Gary Black, mais conhecido por Blacky, é um jovem “australiano” que vive em Prospect Bay, uma pequena vila no litoral que faz fronteira com uma reserva de aborígenes e que é governada pela inércia e monotonia, dia após dia. Juntamente com alguns outros rapazes da vila, Blacky faz parte da equipa local de futebol australiano, um desporto pouco conhecido que junta rugby e futebol num só e que serve de distracção e trampolim de sonhos a alguma daquela juventude desamparada. Contudo, dada a escassez de jovens “australianos” na pequena vila, a equipa é “obrigada” a contar com um grande número de rapazes aborígenes na sua formação, de onde se destaca o prodígio Dumby Red, o melhor amigo de Blacky e, ao contrário deste, um dos melhores jogadores em campo.
Pela primeira vez em 37 anos, aquela pequena equipa encontra-se na grande final de futebol australiano e Blacky e Dumby, jovens sonhadores, ambicionam a vitória e os privilégios que isso lhes irá trazer junto do sexo feminino. E é neste contexto que após superarem os nervos, os treinos e a equipa adversária na grande final, os jovens de Prospect Bay vencem a taça e celebram a grande vitória num júbilo e contentamento que esperam eles que dure toda a noite. Porém, e muito pelo contrário, as coisas não terminam assim tão bem ...

Apesar de parecer mais um dos múltiplos filmes teen que abordam a importância da união e companheirismo entre os desportistas, Futebol Australiano conseguiu pular essa barreira e foi mais além, afastando-se do tema base e explorando temáticas tão sensíveis como o amor, a morte, a rebeldia, o alcoolismo, a insegurança juvenil, o abuso paternal, a violência doméstica e, entre outros, o já referido preconceito racial. Exemplo disso é a densa nuvem negra que atinge as personagens na segunda parte do filme e que as faz entrar no clima de revolta e melancolia para com a vida, o que contrasta em muito com o ambiente bem disposto e descontraído que nos é apresentado nos primeiros minutos de Futebol Australiano. E é no centro de todos estes problemas que se encontra o protagonista Blacky, um jovem desenquadrado e pouco talentoso no futebol australiano, que serve de elo de ligação entre as várias temáticas que atingem os habitantes dessa pequena vila chamada Prospect Bay, e que nada mais é do que uma bem disfarçada analogia para com a própria Austrália.

Vencedor de vários prémios australianos e nomeado em diversos festivais do mesmo país, Futebol Australiano é um filme aconselhado a quem procura saber um pouco mais sobre as regras e exigências deste desporto pouco conhecido no ocidente, mas acima de tudo é uma obra honesta e transparente no que diz respeito aos diversos problemas sócio-culturais da Austrália, e não só. Com isto, é de realçar que embora Futebol Australiano não seja propriamente o estereótipo de “filme desconhecido” capaz de competir e vencer a um blockbuster numa prateleira de clube de vídeo, é assumidamente uma daqueles agradáveis e interessantes surpresas que vale a pena alugar para ver, em alternativa a um muito popular mas oco filme.

® Fábio Guerreiro