segunda-feira, junho 18, 2007

Pollock

Título Original:
"Pollock" (2000)

Realização:
Ed Harris

Argumento:
Barbara Turner & Susan Emshwiller com base no livro de Steven Naifeh e Gregory White Smith

Actores:
Ed Harris – Jason Pollock
Marcia Gay Harden – Lee Krasner
Tom Bower – Dan Miller
Jennifer Connelly – Ruth Kligman


1949 surge no horizonte e com ele perguntas, pessoas… Uma capa da revista Life, logo de seguida somos transportados para o período que antecede tudo, e assim começa uma viagem de 9 anos.Estamos em Novembro em Greenwich Village, Pollock vive com Sande seu irmão, batem à porta… Lee Krasner surge, “pensava conhecer todos os abstractos da cidade”, vai ser este o primeiro passo que Jackson Pollock tem para começar a ultrapassar a barreira do anonimato.

Howard trabalha para Peggy Guggenheim e assim surge a primeira exposição na qual vai participar. Surge depois a primeira exposição individual. Pelo meio, uma relação com Lee Krasner. Pintura, álcool, encomendas que não cumpre, comportamentos algo transgressores vão sendo facetas que vão surgindo e delineando-se no horizonte.

Long Island – campo – começa a pintar com maior intensidade e sem existirem quebras a nível da regularidade com que pinta, os excessos também de alguma forma abrandaram. “Tu não destróis a tua arte” surge quando discordam da predominância do azul num quadro.

Surge o Inverno e com ele uma nova maneira de encarar e olhar a pintura, um modo diferente de pintar – no chão e com a tinta a cair do pincel – vai desenhando no ar, com ele também começam a surgir as primeiras grandes dificuldades financeiras.

Abrir e beber uma garrafa de cerveja enquanto guia uma bicicleta e transporta uma grade de cerveja, uma queda é o resultado, é uma das imagens que me ficou. Surge na Life um artigo para ser feito, de seguida Betty Parsons Gallery em 1949.

Arte Moderna, Pollock e o seu modo de pintar no chão e o pincel a deslocar no ar, a tinta cair dele foi de alguma forma uma maneira que revolucionou a época também foi deste modo que a grande viragem e a saída do anonimato se começou a dar.

Cinco anos mais tarde, um artigo torna-se escandaloso e com ele a opinião e uma menor procura. Voltam a surgir os excessos bebida, … carro, alta velocidade, despiste Jackson Pollock e Edith Metzger morrem no acidente dele, sobrevive Ruth Kligman.

Pollock artista controverso, um novo modo de ver a arte, um novo modo de fazer arte, excessos, contudo uma história que prende pela seu conteúdo, pelo seu real, pela seu modo simples de mostrar a arte. Sobressai a cor, os quadros, a vida de um grande pintor. Paisagem que ajudam, filmagens que procuram o belo e o equilíbrio são alguns dos aspectos que se podem encontrar.

® Ângela Mateus