sexta-feira, abril 07, 2006

Jerry Maguire

Título Original:
"Jerry Maguire" (1996)

Realização:
Cameron Crowe

Argumento:
Cameron Crowe

Actores:
Tom Cruise - Jerry Maguire
Cuba Gooding Jr. - Rod Tidwell
Renée Zellweger - Dorothy Boyd
Kelly Preston - Avery Bishop


Jerry Maguire (Tom Cruise) é um típico agente desportivo igual a tantos outros: apenas pensa em obter grandes contratos para os seus jogadores bem como uma boa comissão para si mesmo. Mas um dia, começa a reflectir sobre a sua vida e chega á conclusão que não está a agir da melhor maneira. Para mostrar a sua opinião aos outros, escreve um livro com os seus pensamentos. Mas este livro não será recebido da melhor maneira e Jerry Maguire acaba por ser despedido e ficar apenas com um dos seus clientes e logo o mais egocêntrico de todos: Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.)! Poderá Jerry ressuscitar a sua carreira enquanto se mantém fiel aos seus novos princípios?

Aqui está o exemplo quase perfeito de como um filme passado no mundo do futebol americano pode ser interessante! Jerry Maguire, que á primeira vista não parece mais do que uma simples comédia romântica com um pouco de desporto pelo meio, é na verdade uma romance que capta permanentemente a nossa atenção, devido á profundidade e á evolução das personagens.

E são elas: Tom Cruise, com uma prestação dramática bastante realista e convincente (quem é que se consegue esquecer de uma das frases mais famosas do cinema: Show me the money?). Depois segue-se Cuba Gooding Junior, (galardoado com o Óscar De Melhor Actor Secundário em 1996, precisamente por este mesmo filme) deu show na sua interpretação representando na perfeição um futebolista que se julga o melhor, sem no entanto ter mostrado ter valor para isso.

Quanto a Renée Zellweger interpretou uma mãe solteira - Dorothy Boyd - papel esse que a viria a lançar para o estrelato. De resto, há Jonathan Lipnicky, Bonnie Hunt e Kelly Preston, que acrescentam alguns momentos cómicos ao filme.

Na banda sonora, dificilmente se poderia arranjar algo que encaixasse mais no estilo de filme. E há clássicos para todos os gostos: desde Bruce Springsteen, passando por Bob Dylan, Elvis Presley, Paul McCartney e até AC/DC! Algumas das melhores cenas do filme são precisamente as que têm esta excepcional banda sonora como fundo.

Realizado por Cameron Crowe (que escreveu igualmente o argumento original), esta obra obteve 5 nomeações para os Óscares em 1996, tendo ganho apenas um. Mas não se deixem enganar: Jerry Maguire pode não ser o filme perfeito, mas é uma película cheio de emoções e contém momentos verdadeiramente inesquecíveis para qualquer cinéfilo que se preze. E o melhor de tudo é que melhora de cada vez que é visto!

® Mário Lopes