quinta-feira, abril 06, 2006

Casamento Debaixo de Chuva

Título Original:
"Monsoon Wedding" (2001)

Realização:
Mira Nair

Argumento:
Sabrina Dhawan

Actores:
Vasundhara Das - Aditi Verma
Shefali Shetty - Ria Verma
Tilotama Shome - Alice
Vijay Raaz - Dubey


Num misto de cor, luz, alegria, música e movimento, em contraste com uma Índia pobre, que nos é mostrada a espaços, este filme traz-nos a história de uma família indiana que prepara o casamento da única filha.

Para o casamento são convidados todos os familiares da noiva e do noivo. O que leva a que nas vésperas do casamento a casa dos Verma já se encontre cheia de familiares vindos um pouco de todo o Mundo, desde os EUA à Austrália. Ao mesmo tempo a chuva ameaça chegar, intensa.

Intensa, talvez, como a relação dos Verma.

À medida que o filme avança, vamos conhecendo a família e os seus problemas.
Mas com destaque para Aditi, a noiva, tem um grande desafio à sua frente: ir morar para outro país, pois o seu noivo, Hemant, vive na América. Mas não é só isso que a faz temer este casamento. A principal razão prende-se com a relação que a jovem ainda mantém com o antigo namorado.

Com esta questão inicial e a partir do tema do casamento, o filme traz-nos várias histórias que se tocam, mas ao mesmo tempo distintas. O casamento torna-se apenas um pretexto para nos apresentar alguns problemas sociais, que podemos observar, não apenas na Índia, mas em qualquer outro país.

Mira Nair apresenta-nos uma Índia dividida entre os desafios da globalização e a preservação da sua própria cultura. Mas, mais do que isso, apresenta-nos uma sociedade que adquire características da “americanização” que todos sofremos, mas que mantém as suas fortes tradições culturais. Numa prova de que é possível retirar o melhor de duas culturas à partida incompatíveis.

A chuva que acaba por chegar no dia do casamento, vem “lavar e purificar” a família Verma. É assim a esperança num novo futuro.

Não me vou alongar muito sobre o filme, porque considero que ele é para ser descoberto e para o qual se deve partir sem pré-conceitos concebidos.

Neste sentido, quero deixar uma nota final. Tive a oportunidade de ler algumas críticas sobre o filme e, para esses senhores que escrevem nos jornais e revistas, só tenho uma coisa a dizer: abram a mente, porque apelidar Nair de desajeitada e esperar que um filme sobre a Índia seja o estereótipo do filme musical a que Bollywood nos habituou, só pode vir de mentes que ainda estão cheias de preconceitos.

® Rui Silva