segunda-feira, fevereiro 27, 2006

The Quiet Family

Título Original:
"Choyonghan kajok" (1998)

Realização:
Ji-woon Kim

Argumento:
Ji-woon Kim

Actores:
In-hwan Park - Tae-gu Kang
Mun-hee Na - Mrs. Kang
Kang-ho Song - Yeong-min Kang
Min-sik Choi - Chang-ku Kang


A construção de uma importante estrada nas montanhas torna o negócio hoteleiro na área muito apetecível para uma família, que aí decide explorar uma estalagem. Mas a estrada atrasa-se e os clientes não aparecem. Quando a sorte parece começar a mudar, por alguma razão, os hóspedes têm dificuldade em sobreviver à estadia de uma noite. Com receio de arruinar o futuro do estabelecimento, a família conclui que é melhor ter sempre algumas pás por perto…

The Quiet Family é nada mais nada menos que o filme de estreia do cineasta Kim Jee-Woon, autor do fabuloso A Tale of Two Sisters em exibição no Fantasporto 2006, sendo portanto, imperdível esta oportunidade de visionar uma das maiores obras recentes do cinema asiático. O próprio The Quiet Family venceu, curiosamente, o grande prémio da secção de fantasia do festival em 1999, altura em que o cinema coreano não tinha a visibilidade que neste momento apresenta. É, portanto, uma boa oportunidade para visionar a obra maior do cineasta e contemplar toda a sua grandiosidade.

Quanto a The Quiet Family, trata-se de um filme com muito humor negro e que tem a particularidade de contar com um elenco constituído por uma série de nomes que apenas uns anos mais tarde, individualmente, fizeram parte das obras de maior destaque do cinema coreano recente. Destaca-se entre outros, Min-sik Choi, o tio (protagonista de Oldboy) ou por exemplo, Kang-ho Song, o filho (protagonista de Memories of Murder). É curioso, portanto, vê-los a actuar nesta película e a brilhar, facilmente nos apercebendo que iriam explodir a qualquer momento.

De facto, uma das mais valias do filme é o naipe de actores que compõem uma família no mínimo insólita e cuja química entre eles é notória no ecrã. O casting é, portanto, muito bem efectuado e bastante eficaz. A realização de Kim Jee-Woon é bastante segura (como sempre). Numa película com poucas cenas de verdadeiro assombro, o cineasta consegue, no entanto, tornar o filme interessante, nunca descurando a fluidez da narrativa. Com um ambiente negro, The Quiet Family, acaba por ter alguns pontos de contacto com a sua obra-prima A Tale of Two Sisters, embora neste caso estejamos perante uma comédia negra na sua verdadeira essência.

Curiosamente, The Quiet Family, foi alvo de um remake por parte de Takashi Miike, o Japonês conhecido pelo gore e violência gráfica nos seus filmes. Miike assinou uma versão com um tom completamente diferente, um musical… intitulado The Happiness of the Katakuris (!). The Quiet family é, a espaços, ridículo, mas nunca entediante. O ridículo das situações é bem trabalhado pelo cineasta e o tom negro de comédia domina toda a película. Para quem gostar de filmes como A Família Adams ou Beetlejuice, por exemplo, decerto não ficará desapontado com a primeira obra de Kim Jee-Woon. Um filme divertido e facilmente apreciado por um público amante do humor negro.

® Sérgio Lopes