terça-feira, junho 14, 2005

Loiras à Força

Título Original:
"White Chicks" (2004)

Realização:
Keenen Ivory Wayans

Argumento:
Keenen Ivory Wayans, Shawn Wayans & Marlon Wayans

Actores:
Shawn Wayans - Kevin Copeland
Marlon Wayans - Marcus Copeland



Dizer que Loiras à Força é um filme sem graça é uma blasfémia total. Esta película é sem sombra de dúvida um dos anti-depressivos cinematográficos mais eficazes que já passaram pelos ecrãs de todo o mundo, e não é à toa que nas entrevistas de rua realizadas aquando dos Óscares 2005, todos os entrevistados indicassem este filme como o (fictício) justo vencedor desse evento.
Bem, mas se pedir um Óscar pode ser uma atitude "um pouco" exagerada, o mesmo já não se pode dizer de uma afirmação onde se grite em alto e bom som que o filme é bom. E digo bom mesmo sendo de conhecimento geral que Loiras à Força é uma comédia. Mas caso eu saiba não existem leis na sétima arte que nos digam que somente drama, suspense, ficção científica e Lda., podem e devem ser consideradas obras de valor e qualidade. O humor é algo para ser interpretado com leveza e descontracção, mas isso não deve ser um factor de desvalorização, ou não fosse o acto de fazer rir é um processo muito mais complexo e trabalhoso do que o de fazer chorar.

De Keenen Ivory Wayans, o mesmo realizador de Um Susto de Filme (Scary Movie), Loiras á Força triunfa surpreendentemente na maquiagem, onde torna o impossível em real: dois homens negros transformados em duas brancas loiras. Além disso, é de destacar também as hilariantes peripécias e situações em que os protagonistas se encontram ao longo do filme, e que embora rocem o ridículo por vezes, distinguem-se das situações tradiconais a que as comédias já nos habituaram.

Os actores e irmãos Shawn Wayans e Marlon Wayans, são precisamente Kevin e Marcus Copeland, os dois protagonistas agentes do F.B.I., que um dia são encarregados de proteger as socielates irmãs Brittany e Tiffany Wilson, que são o alvo de um futuro sequestro a ocorrer num baile de finalistas. Contudo, a protecção dá para o torto, e as duas loiras ficam impossibilitadas de irem ao baile. E como tal, Kevin e Marcus optam por serem eles a substituírem as jovens, literalmente. E muita maquiagem, perucas e roupas depois, ambos estão transformados nas irmãs Wilson, e prontos para conviverem com as suas amigas, odiarem as suas rivais, encontrarem os seus raptores, e despertarem aquela gargalha genuína (leia-se não forçada) que todo o espectador sempre ambicionou encontrar num filme de comédia, mas que nunca ou raramente conseguiu.

A inversão da cor, e principalmente do sexo, lembra filmes como Tootsie, Quando Ele era Ela, com Dustin Woofman, e Papá Para Sempre com Robin Williams, onde os protagonistas "mudam" de sexo ao longo do filme, com alguma finalidade. E neste caso, para proteger fúteis irmãs Wilson, e para proporcionar uma boa risada no público através das múltiplas trapalhadas ali presentes.

Loiras à Força recebeu cinco nomeações nas últimas Framboesas de Ouro, mas tal facto não deve afastar qualquer espectador desta comédia. Este é um daqueles ovnis que de vez em quando aparece no mundo da comédia cinematográfica, e cuja qualidade, comparando com os filmes deste género, é superior em quase todos os aspectos.

® Fábio Guerreiro