domingo, março 11, 2007

Serpentes a Bordo

Título Original:
"Snakes on a Plane" (2006)

Realização:
David R. Ellis

Argumento:
John Heffernan & Sebastian Gutierrez

Actores:
Samuel L. Jackson - Neville Flynn
Julianna Margulies - Claire Miller
Nathan Phillips - Sean Jones
Rachel Blanchard - Mercedes Harbont


Com realização de David R. Ellis, Serpentes a Bordo é já um fenómeno de culto por esse mundo fora, muito por causa da forte legião de fans que o filme soube conquistar usando um meio que por vezes até é prejudicial para o cinema: a internet. Foram portanto os referidos fans que deram as ideias e o apoio necessário para aperfeiçoar ainda mais o divertido e assustador argumento.

Argumento esse que é logo revelado pelo óbvio e claro título: "cobras num avião". No entanto, a história não consiste só em colocar cobras a bordo de um avião "porque sim". Há uma razão para isso acontecer. E logo nesse aspecto, Serpentes a Bordo começa a ganhar alguns pontos. Samuel L. Jackson interpreta então um divertido e cheio de estilo agente Neville Flynn, cujo objectivo é acompanhar a testemunha de um violento crime no voo de Honolulu (Hawai) para Los Angeles. E como o barão do crime não está muito interessado em ter testemunhas vivas, decide infestar o avião com cobras venenosas.

Estas cobras - que se movem e comportam de forma perfeitamente natural graças aos excelentes efeitos CGI - fazem então tudo para aterrorizar os passageiros, que por seu lado também vão tentando arranjar maneira de sobreviver ajudando-se mutuamente. Destaque ainda para os hilariantes - e infelizmente um pouco estereotipados - papéis, lideradas pelo Mr. Coolness em pessoa: Samuel L. Jackson (que tem tiradas dignas de figurar entre as frases mais "cool" do cinema) e que é acompanhado por um artista de hip-hop com os seus guarda-costas, uma senhora da alta sociedade que exige transportar o seu pequeno cão dentro do avião, entre outras divertidas personagens.

É basicamente um filme tipicamente pipoqueiro e no qual se poderão rir, divertir e por vezes assustar com os acontecimentos. E não vale a pena reflectir se isto ou aquilo seria possível em condições reais. O objectivo de Serpentes a Bordo nunca foi esse, mas sim o puro e verdadeiro entretenimento! É o melhor exemplo de como um filme com toques de série B pode ser visto e apreciado por quase todo o tipo de público. Assim, o conselho final que vos dou é que se deixem levar neste avião e aproveitem que a viagem é em primeira classe!

® Mário Lopes