terça-feira, abril 05, 2005

Desesperadamente Procurando Susana

Título Original:
"Desperately Seeking Susan" (1985)

Realização:
Susan Seidelman

Argumento:
Leora Barisch

Actores:
Rosanna Arquette – Roberta Glass
Madonna – Susan
Aidan Quinn - Dez



Há filmes que parecem ter sido feitos para terem sucesso aquando da sua exibição, e caírem depois no esquecimento do grande público após a euforia das bilheteiras. São filmes que enchem as estantes das videotecas, que reconhecemos de algum lado quando passam na tv, e que nos trazem à memória coisas do passado quando nos lembramos onde e com quem os vimos. Desesperadamente Procurando Susana é um desses filmes.

Contando no elenco com Rosanna Arquette, Aidan Quinn e Madonna, o argumento conta a história de Roberta (Rosanna), uma mulher rica mas farta da sua vida monótona, que segue atentamente a comunicação via classificados de jornal que ocorre entre a desconhecida Susan (Madonna) e o seu namorado Jim (Robert Joy), e onde ambos usam o código Desperately Seeking Susan para marcarem os seus encontros casuais.
Roberta vê em Susan uma aventureira que vive a vida no limite, e isso fascina-lhe ao ponto de ir secretamente a um destes encontros do casal, e que ocorre numa urbana Nova Iorque dos anos oitenta magistralmente bem filmada neste filme.
Só que o que Roberta não sabe é que Susan está a ser seguida pelo assassino do seu ex-namorado que roubou um valioso artefacto, e que agora está na posse da jovem rebelde. Além disso, é Dez (Aidan Quinn) quem vai ao encontro de Susan a pedido do seu amigo Jim. E como se não bastasse, esta ainda chega atrasada.
Numa roda-viva de complicações, Dez confunde a namorada do amigo, Susan é presa, o assassino continua à solta, e Roberta acaba o dia com uma amnésia onde só se lembra que o seu nome é … Susan.
A partir dai e com a confusão lançada, o filme conta com romance, comédia, perseguições, artefactos roubados, excentricidade dos anos oitenta presente nas roupas, atitude e locais, e ainda Into the Groove, a música mega sucesso do filme.

Apesar de Rosanna Arquette ser a protagonista Roberta e de interpretar bem o papel, é Madonna quem brilha no filme com a sua performance, provavelmente devido às semelhanças de atitude entre a cantora/actriz e a rebelde personagem Susan.
É difícil de acreditar nas representações de Madonna no cinema, mas pode-se verificar um inesperado talento dela neste Desesperadamente Procurando Susana. Uma interpretação muito elogiada pelos críticos, e que se pode verificar visionando este sucesso de 1985.

Portanto já sabe: se quer passar um bom bocado a ver uma comédia descontraída, com personagens simples, e que lhe lembre toda a essência dos anos oitenta, então o melhor que tem a fazer é ir à videoteca mais próxima, e procurar desesperadamente por este filme.

® Fábio Guerreiro

2 Comments:

At 11:42 da tarde, Blogger Lid said...

Apesar de gostar de Madonna, ela não é uma ótima atriz. Porém, realmente ela surpreende neste filme, mas apenas porque as atitudes da personagem Susan parecem muito com as atitudes de Madonna!
O filme é divertido. Vale alugar sim.

 
At 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a madonna e uma optima actriz e cantora, eu adorava ver este filme!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ate porque eu sou hiper mega ultra giga extra fa da madonna, so que ainda n encontrei o filme em lado nenhum... bjx

 

Enviar um comentário

<< Home