segunda-feira, dezembro 11, 2006

Simon

Título Original:
"Simon" (2004)

Realização:
Eddy Terstall

Argumento:
Eddy Terstall

Actores:
Cees Geel - Simon Cohen
Marcel Hensema - Camiel Vrolijk
Rifka Lodeizen - Sharon
Nadja Hüpscher - Joy


Camiel, um estudante universitário, é homossexual, vindo do interior, filho de uma família bastante tradicional. Na libertina cidade de Amesterdão, ele conhece Simon, dono de um Coffieshop. Entre os dois irá se desenvolver uma amizade, onde os dois homens apesar das diferenças, irão compartilhar as tristezas e as alegrias mútuas.

Simon é um filme holandês do cineasta Eddy Terstall, vencedor de inúmeros prémios no seu país e candidato a melhor filme de língua estrangeira para apreciação dos Óscares de Hollywood. Fala sobre a amizade entre 2 homens totalmente diferentes; Simon, um convicto politicamente incorreto, pequeno traficante, libertino e extrovetido, e Camiel, um tímido gay, estudante de odontologia. Os dois conhecem-se por um acaso, quando Simon acidentalmente atropela Camiel. A partir deste momento, Camiel faz parte do círculo de amigos de Simon e fascina-se pela vida boémia e despreocupada que este vive.

E assim, vivem várias aventuras e compartilham as suas alegrias e tristezas. Uma pequena quezília separa os dois homens que se voltam a encontrar somente 14 anos mais tarde. Nesse momento Simon revela que sofre de cancro e os dois amigos retomam o contacto. O grupo volta a reunir-se para passarem, com Simon, os seus últimos momentos de vida, pois irá recorrer à eutanásia para colocar cobro ao seu sofrimento.

Portanto, conclui-se que o filme é um drama mascarado de comédia mordaz, constituído em duas partes, antes e após o diagnóstico da doença fatal de Simon. Em todo o filme, vive-se sobretudo do excelente trabalho dos actores e dos excelentes diálogos, o que transforma o filme num misto de comédia e drama em dose certa, sem nunca forçar ao tear jerker. O cineasta holandês limita-se a mostrar-nos gente normal a viver um problema fatal e o quanto os amigos e a família são importantes nestas ocasiões.

Simon também nos mostra uma Holanda libertina e moderna, na qual drogas leves, eutanásia, homossexualidade e o sexo, são temas abordados e falados de forma natural. Fiquei deveras impressionado como no mesmo continente, Portugal e Holanda estão tão distantes. E há que lembrar que a acção do filme se inicia em 1988 (!).

Simon é uma excelente proposta vinda da Holanda, um filme que tem tanto de cómico como de enternecedor. Apesar de não conseguir fugir a alguns clichés habituais da temática sobre doenças terminais, mantém-se sempre focado na relação entre os dois amigos. È original quanto baste e não deve ser perdido.

@Sérgio Lopes