segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Wassup Rockers - Desafios da Rua

Título Original:
"Wassup Rockers" (2005)

Realização:
Larry Clark

Argumento:
Larry Clark & Matthew Frost

Actores:
Jonathan Velasquez - Jonathan
Francisco Pedrasa - Kiko
Milton Velasquez - Milton/Spermball


Dez anos depois de Kids, Larry Clark opta por filmar nas ruas de South Central em Los Angeles. Wassup Rockers - Desafios da Rua é baseado nas experiências da vida (real) de um grupo de adolescentes que não se conforma com a cultura e os gangs de hip-hop que infestam o seu bairro. Assim, preferem vestir-se com roupas apertadas, ouvir/tocar punk rock e andar de skate. Constantemente rejeitados por serem diferentes, na verdade os Wassup Rockers apenas lutam para serem eles próprios.

O início practicamente documental, em que Jonathan (Jonathan Velasquez) nos apresenta as restantes personagens, dá o mote para o estilo de todo o filme. Ficamos a entender melhor todo o grupo, incluindo os seus comportamentos e atitudes que se reflectem em cenas mais adiantadas. Temos como exemplo Milton (Milton Velasquez), que não gosta de ser tratado por "Spermball" - a sua alcunha; ou Carlos (Carlos Velasco) que se quer suicidar num lavatório cheio de água, mas que nunca o consegue fazer, pois quando está a ficar sem ar, tira a cabeça de dentro do lavatório e inspira...

Alternando com o drama, está a comédia que nos chega quase toda através dos diálogos - o que é sem dúvida bastante positivo. Mas é aqui que está também um dos maiores problemas de Wassup Rockers - Desafios da Rua: o facto de não conseguir conciliar totalmente a comédia e o drama, optando antes pelo território alternativo e deixando-se levar pela quase improvisação de cada uma das cenas. Larry Clark limita-se então a seguir um dia como qualquer outro na vida deste peculiar grupo: desde os seus passeios de skate, passando pelas suas conversas e por uma viagem a Beverly Hills que os irá marcar para sempre - e que se pode entender como uma crítica á classe rica deste bairro.

Os actores são meros amadores desta arte do cinema, mas fazem um bom esforço na representação, nomeadamente Jonathan e duas das meninas de Beverly Hills: Jade (Laura Cellner) e Nikki (Jessica Steinbaum) - personagens que nos oferecem as cenas mais memoráveis e sinceras desta película. Quanto á banda sonora, contém nomes bem conhecidos do meio do punk rock, de onde se destacam os The Ramones: uma óbvia inspiração na vida destes "skaters" latinos.

Embora não tendo o estilo visual de Kids ou Ken Park e tendo uma ou duas cenas demasiado longas e/ou repetidas, Wassup Rockers - Desafios da Rua é uma proposta interessante em alternativa a alguns blockbusters que começam agora a povoar as nossas salas de cinema. É igualmente o filme mais leve, menos explícito e menos dramático de Larry Clark, daí que a sua visualização talvez não agrade a todo o público, mas é um risco que todos devem correr.



® Mário Lopes