quinta-feira, junho 01, 2006

Matrix

Título Original:
"The Matrix" (1999)

Realização:
Andy Wachowski & Larry Wachowski

Argumento:
Andy Wachowski & Larry Wachowski

Actores:
Keanu Reeves - Neo
Laurence Fishburne - Morpheus
Carrie-Anne Moss - Trinity
Hugo Weaving - Agent Smith


Matrix não tem assim tantos anos, mas já se tornou num clássico de ficção científica. E porquê? Pode ter muitas explicações (algumas das quais bastantes óbvias) mas a razão principal deverá ter sido a revolução a nível de efeitos especiais (revolucionária para o ano do lançamento do filme - 1999), para os quais conseguiu ganhar um Óscar bem como o argumento bem estruturado e que nos leva a pensar naquilo que realmente existe e que pode ser real ou não...

O argumento apresenta-nos Neo (Keanu Reeves), um hacker que descobre que a vida na terra não é bem o que aparentava ser e que afinal o nosso mundo não passa de uma farsa criada pelos computadores, ou seja a Matrix. Para vencer este mundo alternativo, ele junta-se a um grupo de rebeldes liderados por Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Ann Moss).

De facto, os irmãos Wachowski fizeram um excelente trabalho na realização do filme, nos ângulos de câmara escolhidos, em quase tudo. Keanu Reeves não é um grande actor, mas hoje em dia seria difícil imaginar outra pessoa no papel principal...Afinal de contas, o ar meio despistado e "cabeça na lua" de Keanu até encaixou bem na personagem Neo. Os outros actores estiveram bastante convincentes, nomeadamente Hugo Weaving a interpretar o Agente Smith, um dos grandes vilões do cinema (e o meu preferido, confesso).

Já devo ter visto Matrix uma centena de vezes, mas o positivo disso é que cada vez que se vê o filme, capta-se algo novo, que nunca tinha sido visto. Isto é genial e apenas demonstra a eficácia dos realizadores na escolha criteriosa dos diálogos filosóficos e nas cenas de acção cheias de artes marciais (das melhores vistas em cinema até hoje).

Não haverá muito mais que possa ser dito sobre o filme. É quase perfeito e apenas recomendo que quem não viu, veja...e quem já viu, reveja o filme pois Matrix marcou e marcará para sempre a história do cinema!

® Mário Lopes

1 Comments:

At 1:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Matrix é sem dúvida um dos melhores filmes dos últimos tempos. Com a sua "filosofia" própria, tornou-se num ponto de referência para outros filmes.
Boa escolha. Cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home