segunda-feira, janeiro 08, 2007

O Homem do Tempo

Título Original:
"The Weather Man" (2005)

Realização:
Gore Verbinski

Argumento:
Steve Conrad

Actores:
Nicolas Cage - David Spritz
Michael Caine - Robert Spritzel
Hope Davis - Noreen
Gemmenne de la Peña - Shelly


David Spritz (Cage) é um homem que trabalha como homem do tempo em Chicago. Ele é bem sucedido na sua carreira e admirado por várias pessoas, com um salário alto e poucas horas de trabalho diário, porém a sua vida pessoal é um desastre. O seu pai (Michael Cane de Batman Begins) é um premiado jornalista que também não o leva muito a sério, os seus filhos não têm muita afinidade com ele e a sua esposa está cada vez mais distante após o divórcio. Quando a vida exige que ele tome uma decisão, ele opta por tentar arrumar tudo que está errado e deixar o seu pai orgulhoso antes da morte. Para isso, ele vai reaproximar-se da mulher e dos filhos, reconstruir a sua vida e aprender coisas realmente importantes.

Há coisas estranhas em Portugal… Como é possível que um filme de qualidade inegável como O Homem do Tempo não estreie em Portugal em sala de cinema e esteja apenas disponível numa edição directa para Dvd? De facto, é estranho, quando vemos a quantidade de lixo que estreia entre nós durante o ano.

E de facto, The Weather Man é um bom filme. Realizado por Gore Verbinski entre as sequelas dos Piratas Das Caraíbas. O filme traduz-se num drama intimista com alguns laivos de comédia leve, por vezes, bastante irónica. Esta película prova que o cineasta se move bastante bem em qualquer registo, desde o drama, aos grandes blockbusters de acção e aventura, como é o caso da série de filmes Piratas das Caraíbas, até mesmo ao terror (foi ele o realizador do remake de sucesso The Ring – O Aviso).

O Homem do Tempo conta com o camaleónico Nicholas Cage, com mais uma personagem de carácter singular e carismática, carregando o filme sobre os ombros, bem secundado por excelentes actores, em especial por um competente Michael Caine.

O filme traduz-se num retrato intimista da vida de um homem com sucesso profissional, mas com insucesso pessoal. As inseguranças, dúvidas e peripécias negativas que sucedem no seu trajecto, obrigam-no a reflectir e tentar mudar o rumo dos acontecimentos. Verbinski consegue transmitir tudo isso com uma realização segura, uma boa música a condizer e um superior performance de Nicholas Cage. O resultado traduz-se no filme mais pessoal de Verbinski, injustamente esquecido em Portugal e que urge ser redescoberto em Dvd.

® Sérgio Lopes

1 Comments:

At 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

aborrecido.
melancolico

 

Enviar um comentário

<< Home