quarta-feira, dezembro 27, 2006

A Idade do Gelo 2 - Descongelados

Título Original:
"Ice Age: The Meltdown" (2006)

Realização:
Carlos Saldanha

Argumento:
Gerry Swallow & Peter Gaulke

Actores:
Ray Romano - Manny
John Leguizamo - Sid
Denis Leary - Diego
Seann William Scott - Crash


Quando A Idade do Gelo chegou às salas, em 2002, foi encarado por muitos como um parente pobre dos filmes de animação da Pixar/Disney (Monstros e Companhia) ou da Dreamworks (Shrek), uma vez que este produto dos estúdios da 20th Century Fox não apresentava, a nível de técnicas de animação digital e sobretudo do argumento, doses de inovação e criatividade tão grandes quanto esses.

Quatro anos depois, a saga do trio de amigos Manny, Sid e Diego - e das memoráveis peripécias de Scrat e respectiva bolota - tem continuidade em A Idade do Gelo 2 — Descongelados, e felizmente constata-se que o tempo de espera valeu a pena, já que esta despretensiosa aventura, não sendo especialmente inventiva e muito menos revolucionária, contém um equilíbrio que tem faltado à maioria das obras de animação recentes (casos dos decepcionantes Shrek 2, Madagáscar, A Noiva Cadáver ou O Castelo Andante).

Desta vez, os protagonistas tentam sobreviver à inundação que ameaça deixar parte do planeta submerso, fruto do aquecimento global que derrete o gelo a um ritmo alarmante. Assim, os três heróis do primeiro filme são forçados a deixar o seu lar e partir em busca de território mais seguro, mantendo a união que os caracteriza e que os ajuda a enfrentar problemas internos e externos.

Pelo caminho, regista-se a adição de três novas personagens, a mamute Ellie e os seus dois irmãos gambás, e as peripécias que se geram em torno desta inusitada ligação familiar despoletam alguns dos momentos mais hilariantes de A Idade do Gelo 2 — Descongelados.

Leve e cativante, a película surpreende o suficiente para que se torne numa experiência recomendável, já que os gags são quase sempre bem conseguidos e apropriados para um público dos 7 aos 77, recorrendo a um humor simples mas certeiro, que nasce dos conflitos das (irresistíveis) personagens e nunca parece forçado.

As técnicas de animação apresentam solidez e sofisticação, superando as do filme antecessor, e o argumento, embora pudesse ter mais densidade e coesão, não deixa de ser competente, mesclando comédia e algum suspense de forma aprazível.

A Idade do Gelo 2 — Descongelados dificilmente ficará na história como um grande acontecimento cinematográfico, pois não é um filme especialmente memorável ou marcante, mas quem tiver um mínimo de sentido de humor não lhe retirará o mérito de delicioso e muito eficaz entretenimento. Venha o próximo!

® Gonçalo Sá