domingo, setembro 17, 2006

Braveheart - O Desafio do Guerreiro

Título Original:
"Braveheart" (1995)

Realização:
Mel Gibson

Argumento:
Randall Wallace

Actores:
Mel Gibson – William Wallace
Sophie Marceau – Princesa Isabelle
Patrick McGoohan – Rei Eduardo I
Catherine McCormack – Murron

Sem dúvida um dos filmes mais marcantes dos anos noventa – realizado e protagonizado por Mel Gibson – Braveheart evoca a história de um lendário herói admirado até hoje pelos escoceses: William Wallace (1270-1305). Recrutando os seus compatriotas, Wallace revoltou-se contra o Rei Eduardo I de Inglaterra, que estava a apoderar-se da Escócia após a morte do regente, que não deixou sucessor. As batalhas que travou durante anos e as histórias que corriam de boca em boca relatando os seus feitos heróicos fortaleceram a sua lenda na terra dos kilts e das gaitas de foles.

A película inicia-se na infância de Wallace, entregue aos cuidados de um tio rico após a morte do pai e do irmão mais velho numa luta contra opressores ingleses. No funeral uma rapariguinha oferece-lhe uma flor. Entre outras razões é também por ela que regressa à sua terra anos depois, já homem feito e bem educado pelo tio, e reconhece através do olhar a bela e doce Murron. Mas a felicidade de ambos pouco dura. A morte da amada às mãos de um nobre inglês é o acontecimento que desencadeia a fúria de Wallace. Revoltado com a opressão e injustiça dos ingleses para com os escoceses, instiga os seus compatriotas à revolta pela independência da Escócia. Pouco a pouco consegue reunir um exército respeitável que com bravura se defronta várias vezes com o exército de Eduardo I. A fama da coragem e sagacidade de Wallace chegam até à corte inglesa. Será o “selvagem” imbatível? Conseguirá atingir a tão desejada liberdade?

Inspirado em alguns filmes épicos que ficaram na história do cinema, como por exemplo: Spartacus (Stanley Kubrick, 1960), Gibson construiu o seu próprio épico histórico juntando muita acção com sucessivas e duras batalhas sangrentas (bem conseguidas) a uma trágica história de amor, é com isto que consegue atrair dois tipos de espectadores: os que apreciam filmes de acção e batalhas e os que se comovem com trágicas histórias de amor. É muito provável que com Braveheart Mel Gibson tenha conseguido a melhor interpretação na sua carreira de actor, dada a falta expressividade do seu rosto em alguns filmes. Como realizador voltou a surpreender com o polémico A Paixão de Cristo (2004), entretanto aguarda-se a estreia de Apocalypto (prevista para este ano) onde Gibson explora o tempo do Império dos Maias.

Outras personagens captam a nossa atenção. Patrick McGoohan é o frio, calculista e cruel Eduardo I que não olha a meios para acabar com a revolta que Wallace desencadeou e apoderar-se da Escócia. Sophie Marceau é a triste princesa francesa Isabelle, com a qual Eduardo I obriga o seu filho único a casar-se para disfarçar as preferências amorosas em relação a homens. Por fim, gostaria apenas de destacar: os cenários naturais deslumbrantes que dão mostra do bom trabalho de John Toll, director de fotografia, tal como a banda sonora de James Horner (BSO Titanic) que nos fica no ouvido e contribui para a intensidade das cenas.

® Isabel Fernandes