domingo, fevereiro 26, 2006

Hitch - A Cura Para o Homem Comum

Título Original:
"Hitch" (2005)

Realização:
Andy Tennant

Argumento:
Kevin Bisch

Actores:
Will Smith - Alex Hitchens/Hitch
Eva Mendes - Sara
Kevin James - Albert
Amber Valletta - Allegra Cole


A felicidade de alguns nova-iorquinos mais desajeitados, que não conseguem conquistar ou sequer aproximar-se das suas apaixonadas, está nas mãos de Alex Hitchens. Mais conhecido por Hitch, exerce uma profissão deveras moderna: um conselheiro amoroso especializado nos mil e um aspectos a ter em conta em relação às mulheres para lhes despertar o interesse. O sucesso dos esquemas sem maldade ou perversidade e dos conselhos tornam-no numa espécie de lenda viva para os “homens comuns”.


Depois de mais um caso de sucesso, o “doutor do amor” é procurado pelo tímido e desastrado Albert que trabalha numa empresa e morre de amores pela bela e famosa patroa, Allegra. Aparentemente é um caso sem solução, uma mulher inatingível devido ao seu status, no entanto Hitch encoraja Albert e seguir em frente e vai-lhe dando umas dicas. Apesar de se atrapalhar um pouco Albert acaba por juntar às dicas um pouco do seu modo próprio de ser e vai conquistando pouco a pouco Allegra. Como esta é quase sempre capa de revistas e jornais, Sara, a ambiciosa jornalista de um tablóide que vive de coscuvilhices resolve investigar o que levou a celebridade a fazer-se acompanhar por um ilustre desconhecido. Sem saber que Hitch é o famoso conselheiro amoroso, Sara e ele encontram-se num bar e pouco a pouco, apesar dos dois terem cada qual o seu problema no campo amoroso, vão criando uma relação especial.


Hitch é portanto uma comédia romântica sobre os inúmeros factores que podem ser levados em conta em diversos tipos de relacionamentos. Fazer uma comédia não é tarefa fácil e exige muita originalidade, ainda mais quando se lhe junta umas boas “pitadas” de romance. Quero com isto dizer que Hitch não nos faz rir às gargalhadas, mas sim sorrir uma vez ou outra devido às trapalhadas de Albert, que são na minha opinião, o ponto mais cómico do filme. Will Smith não se sai nada mal na sua primeira comédia romântica e fez bem em mostrar-nos outra faceta que não somente a de actor de filmes de acção como por exemplo em Eu, Robot. Como par o actor tem a bela Eva Mendes, que com tão curto curriculum no cinema é uma celebridade, o mesmo acontece com Amber Valletta, só que o papel desta é bem mais secundário porque se limita a sorrir às vezes e dizer o que é conveniente numa cena, ou seja, não tem grandes diálogos. O argumento peca pela sua previsibilidade e torna Hitch num daqueles filmes em que não é preciso puxar muito pela cabeça para saber o que vai acontecer na cena seguinte ou qual será a atitude que uma personagem vai tomar. Podemos até adivinhar o final, mas pelo menos este filme não cai no ridículo como tantas comédias que por aí estreiam nos cinemas com as suas piadas gastas e que constituem um desperdício de orçamento.

® Isabel Fernandes